Festival do Bacalhau

De 17 a 21 de Agosto, o Município de Ílhavo volta a ser o anfitrião daquele que é considerado o maior Festival de Bacalhau do país.

Embora a maior motivação possa ser a degustação das mais variadas e saborosas propostas das dez associações locais, ir ao Jardim Oudinot na Gafanha da Nazaré (Ílhavo) é mais do que comer bacalhau. De manhã à noite há inúmeras ações a decorrer, entre sessões de showcooking, degustações, concursos, workshops, mostras de artesanato, visitas ao Navio Museu Santo André e atividades desportivas, como a III Mini Maratona do Museu Marítimo de Ílhavo e a XVII Corrida Mais Louca da Ria. No Cais das Brincadeiras há também um vasto programa dirigido às crianças e famílias.

Uma das novidades deste ano é a presença da Islândia como país convidado, no seguimento do Acordo de Amizade com Grindavik. A comitiva islandesa trará também uma série de iniciativas relacionadas com a cultura deste país, um showcooking, uma exposição de fotografia e várias ações de promoção da cidade de Grindavik e de produtos islandeses.

O Festival do Bacalhau 2016 assume vital importância para a promoção dos valores da gastronomia e da cultura do bacalhau, onde não faltarão, também, outros sabores da região, como as tradicionais Padas (pão) de Vale de Ílhavo, os vinhos da Bairrada e os azeites.
A Confraria Gastronómica do Bacalhau, para além de fazer parte da organização está presente com um stand (tasquinha) onde se podem saborear as melhores propostas confecionadas com as várias opções de bacalhau.

Mais informação em: www.cm-ilhavo.pt

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *