//Festival da Sopa da Pedra

Festival da Sopa da Pedra

De 28 de agosto a 1 de setembro, Almeirim coloca a pedra e os restantes ingredientes da sua mais famosa iguaria.
Numa organização conjunta entre a Confraria Gastronómica de Almeirim e a Câmara Municipal de Almeirim, vem aí a 7ª edição do Festival da Sopa da Pedra que promete continuar o crescendo de sucesso que tem acontecido em cada edição.
A famosa sopa é, naturalmente, a grande ‘vedeta’ do certame, mas não faltarão outras propostas gastronómicas e, para acompanhar, ou harmonizar como agora se diz, lá estarão os vinhos produzidos naquele concelho ribatejano.

No Parque das Tílias, junto à Praça de Toiros, estarão disponíveis as sopas preparadas por associações do concelho: a Confraria Gastronómica de Almeirim, os Bombeiros Voluntários de Almeirim, a Universidade Sénior de Almeirim, a União de Veteranos de Almeirim, o Centro Paroquial de Almeirim, o Orfeão de Almeirim, a Gentes de Almeirim e o Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo.

O programa inclui demonstrações de culinária ao vivo com os chefes de cozinha Irene Pimenta, Céu Carvalho, Sérgio Parente, Tiago Nunes e Luís Barcelos. E não faltará também a animação, nomeadamente musical, com Quim Barreiros, David Antunes e um Festival de Folclore.

Este ano o município convidado é o da Nazaré, que apresenta um espaço próprio para mostra e venda dos seus produtos regionais.

A Lenda do Frade
A sopa da pedra, que na verdade mais do que uma sopa é praticamente uma refeição, está associada a uma lenda que evidencia a ‘esperteza’ de um frade ao conseguir com habilidade, a partir de uma pedra, os ingredientes para esta famosa iguaria.

Para conhecer a Lenda da sopa da pedra: http://www.cm-almeirim.pt/

Para saber mais sobre o Festival da Sopa da Pedra: https://pt-pt.facebook.com/festivalsopapedraepetisco/