Festival da Sopa da Pedra e do Petisco

A Confraria Gastronómica de Almeirim em parceria com a Câmara Municipal daquele concelho, promovem entre 31 de agosto e 4 de setembro a 3ª edição do Festival da Sopa da Pedra e do Petisco.

Este ano com mais um dia de duração, o Festival vai continuar a evidenciar a gastronomia de Almeirim, para lá da sopa da pedra, através das ‘Tasquinhas’ em representação de algumas associações do concelho, nomeadamente os Bombeiros Voluntários de Almeirim.

Destaque para a ‘Quermesse Gastronómica’ onde, por um valor simbólico, os participantes podem escolher e desenrolar as tradicionais rifinhas habilitando-se a levar para casa produtos de qualidade como enchidos de Almeirim, Melões e produtos Compal, entre outros.

O sucesso das edições anteriores leva à continuação da área de Showcooking, por onde, durante os cinco dias do evento, irão passar chefes de prestígio na culinária nacional, destacando-se no sábado ao final de tarde uma sessão direcionada às crianças, orientada pela Chef Irene Pimenta, Madrinha do Festival.
Numa tenda especificamente preparada para o efeito, marcam presença os produtores de vinho do concelho, com provas comentadas.

10A edição de 2016 reforça a ligação à lenda do frade, com novidades como «O Frade na Rota do Comércio Tradicional», em parceria com a Associação de Comerciantes do Concelho de Almeirim, com o objetivo de estimular as compras no comércio tradicional do concelho. Assim, durante o evento, serão sorteadas refeições entre os consumidores que fizeram compras no comércio tradicional.

Outra das novidades é a «Missão Frade Comilão» através da qual se pretende angariar alimentos para as cerca de 450 famílias que são apoiadas pela FAC – Fraterna Ajuda Cristã e a Associação Proabraçar.
Para os mais pequenos, futuros apreciadores e divulgadores da sopa da pedra, a organização promove o «Almeirim Frade Parade». Em parceria com os ATL do concelho foi criada uma representação do simpático e bonacheirão frade, em tamanho grande, que cada ATL numa missão pedagógica e de lazer se encarregou de levar as crianças a pintar, com vista a uma exposição durante os dias da 3ª edição do Festival da Sopa da Pedra e do Petisco.

Este ano será triplicada a mostra de Artesanato, será mantida a animação de rua com o frade da Sopa da Pedra e todas as noites apresentar-se-ão no palco principal, artistas para todos os gostos.

 10.1A Lenda do Frade

Conta-se que um frade bonacheirão, sentindo fome e antevendo dificuldade em conseguir uma refeição, terá batido a uma porta solicitando apenas, uma panela com água onde colocaria uma pedra para fazer uma sopa.
Adivinhando momentos de chacota por tão estranha sugestão culinária, deixaram-no entrar e deram-lhe o que pedira. Espertalhão, o frade cheirou a panela e comentou que faltava apenas uns pedaços de chouriço para que ficasse no ponto. Prontamente lhe deram o enchido. Mexendo, comentou que estava demasiado líquida, necessitando de alguma feijão para «engrossar». O feijão foi acrescentado e, com a mesma artimanha, seguiu-se a couve e outros ingredientes que hoje fazem as delícias dos gastrónomos apreciadores da sopa da pedra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *