Festival da Chanfana da Lousã

VII Festival da Chanfana da Lousã decorre até 4 de março em 18 restaurantes do concelho.

Na apresentação do programa do evento, realizada num restaurante de Candal, localidade que integra a rede turística Aldeias do Xisto, o presidente do município sublinhou a importância deste tipo de iniciativas para atrair visitantes a este município.

Luís Antunes afirmou que esta iniciativa faz parte da estratégia de promoção turística e económica do município que passa também pela divulgação e promoção das Aldeias do Xisto, sublinhando o facto desta apresentação, com almoço de chanfana, ter decorrido, precisamente, numa das lojas da rota das Aldeias do Xisto.

O autarca aproveitou para recordar que este conjunto de lojas assenta num projeto global de promoção dos produtos artesanais e agroalimentares de qualidade, “assente numa rede integrada de comercialização em estreita parceria com os produtores e artesãos locais”, com o objetivo de contribuir para valorizar as aldeias com características comuns do Pinhal Interior.

Luís Antunes anunciou para abril o próximo festival gastronómico promovido pela Câmara da Lousã, que será dedicado ao cabrito. Questionado pela agência Lusa sobre a disponibilidade de animais, tendo em conta os recentes incêndios, o presidente da Câmara disse não prever dificuldades no abastecimento das unidades de restauração.

Recorde-se que a chanfana é um prato confecionado com carne de cabra, cozinhada em vinho tinto, alho, louro e outros condimentos em caçoilos (tachos) de barro preto, no forno.

Tradicionalmente era (e em muitos casos ainda é) usada a cabra velha, que já não servia para dar leite nem para parir cabritos, cozinhada em vinho que ‘amacia’ as fibras da carne.

Saiba mais em: http://www.cm-lousa.pt/news/VII_Festival_Gastronomico_da_Chanfana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *