Festival da Carne Minhota em Ponte de Lima

Ponte de Lima prepara a II edição do Festival da Carne Minhota, de 4 a 6 de novembro para promover a Carne Minhota como um produto de referência gastronómica do concelho.

Confecionada à base de produtos típicos da terra, a gastronomia limiana é reconhecida como um dos maiores pólos gastronómicos de Portugal, fazendo de Ponte de Lima uma «Terra de sabores e de saberes», agora reforçada com a afirmação da Carne Minhota de que, neste festiva, se destacam o ‘Naco de Minhota’ e a ‘Espetada do Brutus’.

12A designação oficial da raça Minhota corresponde à toponímia da região tradicional de produção, o Entre Douro e Minho, na qual se insere o seu solar – Ponte de Lima, e onde se encontra a maior parte do efetivo da raça. Desde 14 de fevereiro de 2013, data na qual foi aprovado o Caderno de Especificações Rotulagem Facultativa CM-Carne Minhota, a carne proveniente dos animais de raça Minhota passou a ser um produto reconhecido e diferenciado no mercado, enaltecendo as potencialidades da raça Minhota, e incentivando os seus produtores a continuarem e a melhorarem o trabalho realizado.

Os produtos “CM – Carne Minhota” são provenientes do abate de animais de raça Minhota, inscritos no Livro Genealógico, nascidos dentro da região de produção e criados de acordo com as normas expressas no caderno de especificações.

A carne de raça Minhota foi considerada em perigo de extinção por parte da União Europeia (2012), esperando-se que esta iniciativa promova a produção e salvaguarde este importante recurso endógeno.

Estes pratos vêm enriquecer e complementar a riqueza gastronómica do concelho, tendo por base a carne da raça Minhota.

O Festival da Carne Minhota insere-se no projeto ‘Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta’, de forma a promover e a valorizar os seus recursos endógenos, os produtos e serviços dos vários setores económicos, assim como o aumento da atratividade e visibilidade turística do concelho e da região.

Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta possui condições especiais de estadia e na área da restauração. Durante os fins-de-semana em que se realizam os eventos, haverá um desconto de 15% em alojamento nas unidades hoteleiras aderentes, para as noites de sexta-feira e sábado, da mesma forma que a restauração aderente oferece 1 leite-creme, por dose, nas refeições de sábado e domingo, promovendo uma iguaria típica da cozinha tradicional limiana.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *