Festa do Alvarinho e do Fumeiro em Melgaço

Durante três dias o certame oferece 32 produtores de alvarinho, da Sub-região de Monção e Melgaço, 16 de fumeiro e produtos locais e 6 tasquinhas.

O certame contará ainda com a presença de 15 associações e instituições que mostrarão o que de melhor de faz no artesanato. A abertura, pelas 11h00, fica a cargo do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

Na Festa do Alvarinho e do Fumeiro, festa tradicional que tem evoluído ao longo dos anos, sem nunca perder a sua identidade, todos os anos são muitos (e cada vez mais) os que de Portugal, e não só, se deslocam ao município mais a Norte de Portugal para participar neste evento incontornável na rota das festas gastronómicas do país.

Trata-se de um evento de grande importância para toda a economia local que, há mais de 20 anos contribui para impulsionar os produtores de Vinho Alvarinho e do Fumeiro que, em 2015, viram este produto ser distinguido pela Comissão Europeia, através da integração do presunto e da chouriça de carne na lista dos produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP).

Uma mostra de promoção e venda dos produtos locais

A Festa promove o artesanato, o turismo, a gastronomia e constitui uma oportunidade única para a criação e a consolidação de laços entre os agentes do comércio, os consumidores e a produção.

O recinto da Festa conta com um total de 69 expositores e uma Zona de degustações com capacidade para 140 pessoas sentadas; um Auditório de showcooking, com chefes de renome; e provas comentadas de vinhos, onde críticos e sommeliers conduzem a assistência por diferentes tipologias de Alvarinho. Para além da exposição, prova e venda de produtos, o programa do evento oferece ainda um conjunto variado de atividades, de entre as quais se destaca a realização dos concursos de produtos locais e dos workshops de corte de presunto, o desfile de confrarias báquicas e gastronómicas, a animação musical, diurna e noturna, e ainda toda uma gama de atividades paralelas, de animação turística e desportiva.

Saiba mais em: (www.facebook.com/festadoalvarinho).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *