Festa das Chouriças em Querença

Um dos grandes eventos gastronómicos genuínos do Algarve, realiza-se este fim de semana de 21 e 22 de janeiro na freguesia de Querença, concelho de Loulé.

9.1Para além da «atração» gastronómica, é de sublinhar a componente religiosa já que as raízes deste evento remontam a uma época em que, no interior algarvio, as famílias tinham o hábito de criar o seu porco para sustento ao longo do ano. Era igualmente tradição pedir a S. Luís, patrono dos animais, que conservasse em boas condições o porco, para garantir a alimentação do agregado familiar. Em forma de gratidão as famílias ofereciam ao Santo Protetor as melhores chouriças caseiras. A crença diz que em janeiro é tempo de glorificar o Santo que ajudou na criação dos animais.

No sábado dia 21 realiza-se uma noite de Fados, na Casa do Povo de Querença, mas é no dia seguinte, domingo que as chouriças «aparecem». A partir das 11h00, e durante a tarde, os «petisqueiros» poderão degustar a chouriça assada nos vários estabelecimentos de Querença, alguns localizados no Largo da Igreja.

Às 16h00 terá início o habitual e sempre animado leilão de chouriças, onde o público poderá participar e comprar os «exemplares» que serão apresentados às melhores ofertas.

Entre as 10h00 às 18h00, haverá um mercadinho com exposição e venda de artesanato e produtos locais, representativos da região, sendo que as festividades terminam com um baile a cargo da acordeonista Telma Santos, a partir das 19h00, no Salão de Festas da Casa do Povo.

A celebração religiosa terá início às 14h30, com missa na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, presidida pelo padre Carlos Matos, à qual se seguirá a Procissão Solene com a imagem de S. Luís pelas ruas da aldeia.

Se estiver pelo Algarve este fim de semana, passe por Querença e prove e traga para casa as deliciosas chouriças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *