Festa da Vinha e do Vinho em Borba

wcAqFkEntre 7 e 15 deste mês de Novembro é em Borba que se faz a festa do Enoturismo do Alentejo. Imperdível é… o circuito das tascas no dia inaugural.

A Festa da Vinha e do Vinho de Borba já vai na 24.ª edição e recebe todos os anos milhares de eno…gastrónomos pois o vinho sabe ainda melhor quando acompanhado pelos sabores alentejanos.

Tudo acontece no pavilhão de eventos, com entrada livre, e com o objetivo claro de “promover os vinhos de Borba, onde há boas adegas, e também os vinhos de outras zonas do Alentejo”, como referiu à Lusa António Anselmo, presidente do município de Borba.

A festa inclui um conjunto de eventos temáticos dedicados aos vinhos e enoturismo, uma oferta variada de gastronomia, muitos produtos regionais,onde naturalmente se inclui a doçaria, artesanato e equipamentos e serviços direcionados à atividade vitivinícola.

O certame, que serve de apresentação do vinho novo dos produtores locais pelo São Martinho, pretende ainda promover os produtos regionais, dando especial realce à produção vinícola regional e aos queijos, enchidos, pão, azeite, mel, frutos secos e doçaria regional.

O artesanato conta com expositores de várias localidades do país, nas mais diversas expressões, como o barro, tapeçaria, madeira e cortiça.

O programa inclui um circuito das tascas no dia inaugural e, ao longo dos nove dias, entre outras iniciativas o visitante conta com provas de vinhos, atuação de grupos de música popular e corais alentejanos, bandas filarmónicas, encontro de folclore, animação de rua, colóquios, atividades desportivas e um cortejo etnográfico, no dia do encerramento.

Para o dia de São Martinho, está previsto um arraial com oferta de castanhas e vinho de talha e para o dia 12 está marcada uma noite de fados.

O município de Borba e as unidades de enoturismo do concelho associaram-se às comemorações do Dia Europeu do Enoturismo, cuja 7.ª edição se celebra no próximo domingo, com visitas a adegas do concelho e provas de vinho, durante o período da festa.

O certame está a cargo do município, Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo (ATEVA), Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *