//Festa da Batata-Doce

Festa da Batata-Doce

Na Comporta (Tróia), desta vez a festa não é ‘exclusiva’. É aberta a todos quantos gostam desta ‘raiz doce’.

Na localidade de Carrasqueira, que pertence à ‘badalada’ freguesia da Comporta (Alcácer do Sal), o destaque vai ser, a 16 e 17 de novembro a batata-doce. Trata-se de mais uma edição da ‘Festa da Batata-Doce’, promovida pela Associação dos Agricultores do Distrito de Setúbal.

Se está, ou vai para ‘aquela banda’ no sábado ou no domingo, não pode perder a oportunidade de comprar alguns quilos desta excelente batata, que tem vindo a ganhar destaque nos últimos anos como produto de excelente qualidade. Mas esta é também uma boa oportunidade para conhecer os restaurantes desta pequena aldeia onde, normalmente, podem degustar-se algumas especialidades como enguias, caldeiradas de peixe, chocos e várias sugestões de peixes grelhados.

Ao longo dos dois dias dedicados a este produto de referência na região, acontecem atividades várias com destaque para a música, nomeadamente bailes populares ao final de cada um dos dias de festa.

Na localidade de Carrasqueira não pode deixar de visitar o cais palafítico, considerado uma obra-prima da arquitetura popular, construída nas décadas de 50 e 60 do século XX. É a única na Europa que está construída em estacas de madeira irregular, aparentemente frágeis, que servem de embarcadouro aos barcos de pesca que ali acostam.

A Batata-Doce

Originária da América Central e do Sul, a batata-doce foi largamente difundida entre os continentes através das viagens dos exploradores de todo o mundo, como Cristóvão Colombo e os portugueses que a levaram até ao Extremo Oriente.

Dados de 2018 indicam que os dez maiores países produtores de batata-doce são a China, Nigéria, Tanzânia, Etiópia, Indonésia, Uganda, Vietname, EUA, Índia e Ruanda.

Algumas das ‘virtudes’ do consumo de batata-doce são a ajuda à digestão, por ser muito rica em fibras, magnésio e amido, o que facilita o processamento do sistema digestivo; são uma ótima escolha para quem pretende ganhar massa muscular; possui betacaroteno, vitamina C e magnésio, que são ótimos componentes anti-inflamatórios e apesar do gosto doce e do amido, a batata-doce regula o nível de açúcar no sangue e ajuda na secreção de insulina.