Feira das Tradições e dos Produtos da Terra em Mangualde

A Câmara Municipal de Mangualde apresenta nos dias 21 e 22 de maio, entre as 10h00 e as 20h00, no centro da cidade, a 1ª edição da «Feira das Tradições e dos Produtos da Terra».

No dia 21 de maio, a partir das 20h00, tem lugar a primeira edição do «Festival do Borrego», organizado pela COAPE, no Mercado Municipal de Mangualde. As entradas serão limitadas e têm um custo de 15 €/pessoa. Com este evento pretende-se valorizar a fileira e promover a pastorícia, bem como degustar o borrego de maneiras diferentes, o queijo DOP e outros produtos da terra.

E nos dias 21 e 22 de maio realiza-se o «Fim de semana gastronómico do cabrito» nos restaurantes aderentes: “A Tasquinha”, “Cantinho dos Petiscos”, “Cascata de Pedra”, Churrasqueira Pizzaria “Os Galitos”, “Gestur”, Hotel Cruz da Mata, Hotel Sr.ª do Castelo, Hotel Rural Mira Serra e “O Valério”.

«Feira das Tradições e dos Produtos da Terra» vai recriar, no Largo Dr. Couto e no Largo do Rossio, o Mangualde antigo dos anos de 1930, 1940 e 1950. São vários os momentos e atividades a assinalar: baile popular, ranchos folclóricos, bandas filarmónicas, carrocel tradicional, tabernas, ourivesaria, vendedoras de praça, retrosaria, fotógrafo à la minute, doçaria, medicina popular, ardinas, alfaiataria, produtos regionais, jogos tradicionais, teatro, simulacro dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, bordados, lanifícios, dentista/barbearia, drogaria, sapateiros, olaria e cerâmica, antiguidades, pintores, etc.

A «Feira das Tradições e dos Produtos da Terra» é organizada pela Câmara Municipal de Mangualde com o apoio da Cidade Excelência Associação – Turismo de Mangualde e da COAPE. Na abertura do evento realizar-se-á uma Conferência subordinada ao tema «Quotidianos Rurais: alguns aspetos (1850-1950)», apresentada pela Professora Doutora Irene Maria de Montezuma Carvalho Mendes Vaquinhas, especialista em História Contemporânea e da Vida Privada em Portugal, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no dia 21 de maio, pelas 11h00, no auditório da Câmara Municipal de Mangualde.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *