Exposição «Dieta Mediterrânica» em Albufeira

O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira exibe até dia 28 de agosto a exposição itinerante “Dieta Mediterrânica – Património Cultural Imaterial da Humanidade”.

Albufeira está na rota da exposição itinerante “Dieta Mediterrânica- Património Cultural da Humanidade”, organizada pela Câmara Municipal de Tavira no âmbito de um conjunto de ações previstas no Plano de Salvaguarda, aprovado pela UNESCO.

9O Museu Municipal de Arqueologia da cidade algarvia acolhe esta mostra que integra 19 painéis, em português e inglês, que contam a história milenar da Dieta Mediterrânica, composta pelas paisagens culturais e o ambiente, a saúde e nutrição, os ciclos astrais, os produtos sazonais, a candidatura/inscrição, as festividades cíclicas e a gastronomia. A exposição inclui também os vídeos da candidatura aprovada e possibilita o acesso a jogos interativos e a um painel de aromas. Neste espaço encontra-se, ainda, disponível material informativo impresso em português, inglês e espanhol.

Recorde-se que a “Dieta Mediterrânica” por candidatura de sete estados, incluindo Portugal, foi inscrita na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial, votada por unanimidade a 4 de dezembro de 2013 em Baku (Azerbaijão), na oitava sessão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO. O estudo, proteção e salvaguarda da Dieta Mediterrânica são hoje dinamizados pelos Estados e respetivas comunidades: de Chipre (Agros), Croácia (Hvar e Brac), Espanha (Soria), Grécia (Koroni), Itália (Cilento), Marrocos (Chefchaouen) e Portugal (Tavira).

A exposição será inaugurada oficialmente no dia 17 de junho, pelas 18h00, na presença de Jorge Queiroz, diretor do departamento de Cultura, Património e Turismo da Câmara Municipal de Tavira e Coordenador Técnico da candidatura transnacional da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Patente até dia 28 de agosto, a mostra pode ser visitada de quarta a sexta-feira, das 9h30 às 17h30, e ao sábados, domingos, terças e feriados das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira encerra à segunda-feira.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *