//Exportações de vinhos e espumantes brasileiros crescem 32%

Exportações de vinhos e espumantes brasileiros crescem 32%

Crescimento de 39,3% em volume e 32,8% em valor no primeiro semestre de 2018.
As exportações de vinhos tranquilos e espumantes brasileiros tiveram um crescimento de 39,3% em volume e 32,8% em valor no primeiro semestre de 2018, em comparação com mesmo período do ano anterior. Os produtos vinícolas foram comercializados para 29 países, somando 1.593.137 litros e negócios de US$ 3,6 milhões.

No ranking dos cinco principais destinos estão o Paraguai, Estados Unidos, Singapura, Colômbia e Reino Unido. As 42 empresas participantes no projeto setorial Wines of Brasil, realizado em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), responderam por 85% do resultado obtido.

Diego Bertolini, responsável pela promoção do Ibravin revelou que, “além dos mercados-alvos China, Estados Unidos e Reino Unido, pretendemos aumentar as iniciativas de promoção e melhorar a distribuição em países próximos do Brasil, como Paraguai, Colômbia, Chile e Peru, tendo em conta vantagens competitivas, como logística e perfil de produto. Os latino-americanos possuem paladar similar aos brasileiros, o que favorece a nossa penetração”, explicou o executivo.

Entre janeiro e junho de 2018, o melhor desempenho foi dos espumantes, que obtiveram um expressivo crescimento de 61,2% em litros e 29,2% em valor, comparados com o primeiro semestre do ano anterior. Os vinhos tranquilos, que representam a maior fatia das comercializações, tiveram uma subida de 37,4% no volume.

Sobre o Wines of Brasil e o 100% Grape Juice of Brazil
O Wines of Brasil e o 100% Grape Juice of Brazil são iniciativas de promoção comercial dos vinhos, espumantes e sucos de uva brasileiros no mercado externo, desenvolvidas desde 2002 entre o Ibravin e a Apex-Brasil.