Estes são os «Queijinhos do Céu» que venceram a XVII edição do Concurso de Doçaria Conventual de Alcobaça. Conheça os outros premiados.

27CAxlA pastelaria Alcôa, de Alcobaça, volta passados dois anos, a vencer o concurso de melhor doce conventual.
As menções honrosas foram para as «Castanhas de Ovos» da Casa dos Doces Conventuais, de Alcobaça e para as «Nevadas» da pastelaria O Mosteiro, de Lorvão (Penacova).

Refira-se, a título de curiosidade, que a Pastelaria Alcôa é um verdadeiro caso de sucesso pois arrecadou nos últimos anos, os seguintes prémios neste concurso:

Em 2013, o 1º Prémio com as Cornucópias; em 2012, o 1º Prémio com o Torresmo do Céu; em 2011 uma Menção Honrosa com a Encharcada; Em 2010, o 1º Prémio com os Ovos do Paraíso; em 2009, o 1º Prémio com o Torrão da Abadessa; em 2008, o 1º Prémio com Manjar dos Deuses. E isto para referir apenas os últimos anos.

Pela primeira na história da Mostra de Doces e Licores Conventuais, foi atribuído o Prémio Inovação Conventual. A Escola Profissional Agrícola e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc) venceu com o «Pudim Maçã de Alcobaça» e com «Cornucópia de Maçã de Alcobaça». A menção honrosa foi entregue à Padaria do Marquês, em Leiria, pela sua «Brisa do Bosque».

Na competição que elegeu a Melhor Compota a vencedora foi a «Compota de Uva Americana», das Monjas Cistercienses.

Já o melhor licor pertence ao Mosteiro de Singeverga, Roriz (Santo Tirso).

O júri responsável por provar, apreciar e eleger os melhores doces e licores foi constituído pela chef Justa Nobre, responsável pelo restaurante O Nobre e conhecida por reinventar a cozinha portuguesa, a chef Odete Silva, que trabalhou durante vários anos com o chef Silva, e Amílcar Malhó, jornalista, que desde 2001 dedica o seu trabalho à gastronomia e vinhos. Também as escolas profissionais, Epadrc e Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, estiveram representadas no painel dos jurados.

A XVII Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais e o espetáculo de vídeo mapping “A Luz do Amor” atraíram no seu conjunto mais de 50.000 visitantes à cidade de Alcobaça, estabelecendo um novo record de assistência e revelando-se “um grande sucesso a todos os níveis”, considerou o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *