//Aqui estão, as três primeiras ‘Partilhas’

Aqui estão, as três primeiras ‘Partilhas’

Santa Eulália (Elvas) – Bucelas (Loures) – Cabanas de Viriato (Carregal do Sal)

Temos ‘Petiscos alentejanos e Livro de Poesia’, uma proposta para a ‘Festa das Vindimas às portas de Lisboa’ e ainda uma preciosa ‘dica’ de um restaurante imperdível.

‘Santa Eulália – Flor do Alto Alentejo – aldeia de memórias e de afetos’

Comecemos pelo sul. Sabe aqueles lançamentos de livros com ‘mariquices’, acompanhadas por vinho que não é vinho? Esqueça!

A sério, a sério é o lançamento do livro ‘Santa Eulália – Flor do Alto Alentejo – aldeia de memórias e de afetos’. Uma edição de prestígio que apresenta 22 fotografias de José Alpedrinha, revelando ruas, largos, praças e paisagens envolventes da aldeia de Santa Eulália e os 22 belíssimos poemas do José António Chocolate (que nos enviou esta ‘partilha).

E também… o maravilhoso pão alentejano, queijo e azeitonas, um caldo verde com o respetivo chouriço e o vinho alentejano. Tudo a acompanhar uma noite de fados.

É no dia 5 de outubro, pelas 21 horas, mas se não conseguir nessa data, marque já outro dia para adquirir o livro, visitar Santa Eulália e provar a gastronomia da terra.

Num ou noutro caso, contacte a Junta de Freguesia de Santa Eulália, no concelho de Elvas.

Telefone nº 268 671 250          Endereço eletrónico: jfsantaeulalia@sapo.pt

 

Festa do Vinho e das Vindimas

Subimos no mapa e vamos até Bucelas, no concelho de Loures, para a sugestão da Florbela Baptista, mulher ligada ao turismo da região.

De 12 a 14 de outubro 2018, Bucelas recebe mais uma edição da Festa do Vinho e das Vindimas. O Museu do Vinho e da Vinha será o palco central de todas as atividades desta festa que é uma recriação intensa das tradições locais.

O Desfile Etnográfico composto por cerca de 30 carros alegóricos, evocando a tradição vitivinícola e saloia do ciclo do vinho, desde a plantação até à venda, percorre as ruas da Capital do Arinto na tarde de domingo, para terminar com um lanche saloio partilhado com o público.

Bucelas, a única região demarcada só de vinho branco no país, oferece uma mostra vitivinícola, de produtos regionais e de artesanato.

Durante três dias haverá provas comentadas, harmonizações, degustações, música, animação e ainda poderá experimentar a doçaria regional ou participar em passeios para conhecer o património histórico de Bucelas.

Aqui está a partilha da Florbela Baptista a que acrescentamos: não deixe de descobrir (ou reencontrar) a ‘frescura’ do Arinto e… atenção ao sublinhado no texto.

Mais em: http://www.cm-loures.pt/Conteudo.aspx?DisplayId=4534

 

Restaurante PETZ Bar

Para quem está, ou vai um dia destes para a zona de Carregal do Sal (distrito de Viseu) há uma sugestão do leitor Ruas Mendes (gastrónomo, confrade de várias confrarias e amigo) que é pecado ignorar.

Trata-se do Restaurante PETZ Bar na pequena aldeia de Laceiras – Cabanas de Viriato (Carregal do Sal) “um espaço agradabilíssimo e intimista, onde a verdadeira cozinha portuguesa é rainha”, como refere o nosso ‘partilhante’ que recomenda “para uma refeição na companhia da família ou amigos”:

Para entrada:

Ossos de assuã, Favinhas, Iscas de escabeche, Moelas e Pezinhos de coentrada.

Continuamos?

Muito bem, vamos então ao destaque nos pratos tradicionais:

O famoso arroz de míscaros (selvagens) o excelente entrecosto, o bacalhau à lagareiro, as costelas em vinha d’alhos com arroz e a saborosa alcatra grelhada.

É neste ambiente familiar que o Pedro e a Paula (proprietários) acolhem, com simpatia e afabilidade, os seus clientes.

De tão afamado, o Ruas Mendes recomenda ‘reserva antecipada’.

Telf. – 232 691 451