//Espaço ‘Vinhos e Sabores’ em Arcos de Valdevez

Espaço ‘Vinhos e Sabores’ em Arcos de Valdevez

Afirmação como território de produção de vinhos de excelência e recuperação de atividades gastronómicas antigas/tradicionais.

O Espaço Vinhos e Sabores de Arcos de Valdevez, é uma ambição longamente amadurecida, cujo conceito foi desenvolvido pela AVVEZ-Associação dos Vinhos de Arcos de Valdevez com design de interiores da Arq.ª Filipa Gomes.

Integrado na Rede de Museus Portugueses do Vinho, pretende ser auto-sustentável e servir três objectivos: ser um espaço de divulgação e interpretação dos vinhos e produtos alimentares artesanais do concelho de Arcos de Valdevez e da Região dos Vinhos Verdes; ser um local de experimentação e extensão de harmonizações de vinhos, produtos, arte e cultura; servir como base à dinamização da actividades relacionadas com o turismo enogastronómico .

O projecto só foi possível graças ao forte apoio do Município e ao empenho da sua vereação, que cedeu o espaço e contribuiu com as obras de adaptação/qualificação e equipamento base. A AVVEZ tem a responsabilidade da gestão e equipamento funcional, bem como custos de funcionamento e manutenção.

Desta forma, é dada continuidade à consolidação da marca territorial ‘Vinhos de Arcos de Valdevez’ que pretende afirmar o concelho como território de produção de vinhos de excelência, bem como dar lugar à recuperação de actividades gastronómicas antigas/tradicionais, dinamizando em simultâneo o experimentalismo qualificado que favoreça a captação de mais turistas e visitantes.

Pretende-se tirar partido da actividade turística como oportunidade para encurtar circuitos de comercialização, melhorando as margens para a produção e baixando o custo para o consumidor. Aproximando os clientes dos produtores, dando-lhe oportunidade para conhecer o território, o local e ambiente de produção e o próprio produtor, pretende-se consolidar a imagem de marca de cada produto.