Enófilos da Bairrada elegeram a primeira mulher presidente

Célia Alves assumiu funções como (a primeira) presidente da Confraria dos Enófilos da Bairrada.

Costuma dizer-se que “há sempre uma primeira vez para tudo”. E confirma-se pois pela primeira vez na história, há uma mulher a ocupar o lugar de presidente na Confraria dos Enófilos da Bairrada. Chama-se Célia Alves, trabalha nas Caves São João desde Maio de 2004, onde acumula as funções de gerente com e diretora de produto, e a partir de ontem tem em mãos o mais alto cargo da confraria báquica mais antiga de Portugal, a qual e continua em atividade e cuja constituição data de 11 de Junho de 1979.

Na vice-presidência estão Carlos Campolargo, produtor da Campolargo Vinhos, e José Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, e a mesa da assembleia geral continua com António Dias Cardoso, conhecido por “Senhor do Vinho” por contribuir para a promoção da enologia na Bairrada.

O cargo de presidente da Confraria dos Enófilos da Bairrada atribui a Célia Alves responsabilidades na defesa e valorização, bem como no prestígio e na divulgação dos vinhos da Região Demarcada da Bairrada, quer dentro do país, quer a nível internacional. Esta eleição vem também afirmar o papel notório e notável das mulheres no universo vitivinícola na Bairrada.

Na ordem dos trabalhos está implícita a finalidade de levar os vinhos da região a novos mercados e a novos públicos e, ao mesmo tempo, consolidar aqueles em que já estão presentes, bem como enaltecer a mais-valia associada à versatilidade do terroir bairradino, uma vez que a oferta dos produtores é múltipla – desde espumantes a vinhos envelhecidos em garrafa, passando pelos tintos, pelos brancos e pelas aguardentes –, fator determinante para que a Bairrada marque uma posição diferenciada no mundo dos vinhos.

 

Sobre Célia Alves:

Célia Alves tem 43 anos, é licenciada em Engenharia Alimentar, pela Escola Agrária de Coimbra (1994-2000), tem uma a pós-graduação em Segurança Alimentar, na Universidade Católica Portuguesa  do Porto (2002-2003) e fez o estágio de final de curso de Técnicas de Vinificação, Acompanhamento de Vinificação e Técnicas Laboratoriais, na Estação Vitivinícola da Bairrada. Assume o cargo de gerente, desde 2008, na Caves São João, em Sangalhos, empresa onde ingressou em 2004, como diretora de produção e, atualmente, acumula as funções de diretora de produto. A ingressão no universo dos vinhos é o resultado de uma paixão transmitida pela avó paterna, Benilde, uma pequena proprietária de uma casa agrícola que detinha olivais e vinhas onde, já em criança, Célia Alves acompanhava a vindima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *