//Duas datas para o mesmo ‘dia’

Duas datas para o mesmo ‘dia’

‘Dia do Vinho do Porto’ assinala-se, ainda, a 27 de janeiro, mas ‘oficialmente’ a 10 de setembro.

Em 2012, o Center for Wine Origins, uma instituição dos Estados Unidos da América, da qual o IVDP (Instituto dos Vinhos do Douro e Porto) faz parte instituiu o dia 27 de janeiro como ‘Dia Internacional do Vinho do Porto’.

O objetivo foi, evidentemente, promover uma ‘jornada’ de promoção deste vinho que é, provavelmente, o mais conhecido no mundo depois do Champanhe. No ano de arranque, o desafio não registou grande adesão em Portugal, verificando-se no ‘joli.pt’ a referência a uma iniciativa “organizada pelos Desafios da Adega, pelo Adegga e pela Garrafeira Nacional, que propunha fazer um circuito de Vinho do Porto, começando com uma sessão de provas na GN Cellar, passando para uma segunda na Garrafeira Nacional e terminando a noite com uma terceira no Restaurante Rubro”.

Mas o próprio IVDP criou, em 2014, o Port Wine Day a 10 de setembro assinalando, 258 anos depois, o dia no ano de 1756 em que o Marquês de Pombal iniciou a criação da mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo: o Douro vinhateiro.

Nesta data o IVDP promove, em parceria com diversas instituições e agentes económicos da região, um conjunto de atividades.

Mas o 27 de janeiro…
… ainda é assinalado, pelo menos no restaurante das caves Taylor’s, no centro histórico de Vila Nova de Gaia, que sugere celebrar a efeméride com um menu exclusivamente acompanhado por Vinho do Porto, da entrada à sobremesa.
A empresa promotora apresenta assim esta iniciativa: “Corriam os anos 80 quando se cantava, em plena televisão nacional, “Vinho do Porto é vinho de Portugal”. Uma ode patriota a este símbolo português que é celebrado, em todo o mundo, no próximo dia 27 de janeiro. Com vista para o rio que em tempos embalava as pipas a bordo dos barcos Rabelo, o restaurante Barão Fladgate convida a provar o “Menu Taylor’s” – onde as propostas gastronómicas se fazem acompanhar de vinho do Porto.

É verdade que todos os dias são bons para beber vinho do Porto. Mas seria, talvez, mais correto, existir apenas uma data para esta celebração.