//Porque se diz: pôr (e levantar) a mesa?

Porque se diz: pôr (e levantar) a mesa?

E quando surgiu a faca, a colher, o garfo e o prato?

A faca
Comecemos pela faca, lembrando que o homem pré-histórico usou a pedra lascada para fazer os primeiros instrumentos de corte. Alguns milénios mais tarde, quando os romanos começaram as invasões, surgiram as lâminas para facas, lanças, machados e espadas.
A faca, usada como arma de agressão ou defesa pessoal, só no século XII apareceu como utensílio de mesa e tinha lâminas em bico, com cabos de madeira, osso, marfim ou metais preciosos. Servia para cortar os alimentos e como ainda estávamos longe do aparecimento do garfo, eram também utilizadas para os espetar e os levar até à boca.

A colher…
… surgiu em simultâneo com a faca no período pré-histórico e tudo terá começado com a utilização de conchas marinhas com cabos de madeira ou osso. Por essa razão, quando começaram a ser feitas de madeira, mantiveram a conhecida forma côncava que ainda hoje conhecemos.
As colheres eram usadas quase exclusivamente para mexer a comida durante a sua preparação e para a servir.

O garfo…
… de mesa surgiu terá surgido nos finais do séc. XVI, com duas pequenas diferenças face aos atuais: era mais pequeno e tinha apenas dois dentes. Caraterísticas que evoluíram com os anos para uma forma igual à que hoje conhecemos.
Durante muito tempo, o referido garfo de dois dentes era utilizado apenas para pousar o pedaço de carne no próprio prato. Para levar o alimento à boca, continuou, durante muitos anos, a utilizar-se as mãos.
O garfo e a faca usados para refeições de peixe surgiram apenas no séc. XIX.

Os pratos
Até ao séc. XIV os pratos eram desconhecidos. Os alimentos líquidos eram servidos numa tigela e para os alimentos sólidos, utilizava-se um espesso bocado de pão, cortado em redondo, sobre o qual se trinchavam os alimentos. Também se usava uma base de madeira para trinchar carnes.

Pôr e levantar a mesa
As mesas eram ´postas” porque não havia casa de jantar e comia-se aqui ou ali, conforme apetecia a quem ia ser servido. A mesa era armada (posta) sobre as pernas em Xis. Antes de se ‘levantar a mesa’, tirava-se a toalha, normalmente já bem suja, pois era nela que os comensais limpavam as mãos.
O que vinha depois, as frutas e os doces, eram comidos diretamente sobre a mesa. Daí a ‘sobremesa’.