Discussão pública sobre ‘Alimentação Saudável’

Até 15 de agosto os portugueses podem participar na discussão Discussão Pública que vai definir a Estratégia Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.

As medidas fundamentais da proposta apresentada pelo Grupo de Trabalho criado pelo Conselho de Ministros em 2016 organizam-se de acordo com quatro eixos estratégicos fundamentais:

– Eixo 1: Modificar o meio ambiente onde as pessoas escolhem e compram alimentos através da modificação da disponibilidade de alimentos em certos espaços físicos e promoção da reformulação de determinadas categorias de alimentos promovendo o acompanhamento da autorregulação pelo Setor da Indústria Alimentar.

– Eixo 2: Melhorar a qualidade e acessibilidade da informação disponível ao consumidor, de modo a informar e capacitar os cidadãos para escolhas alimentares saudáveis.

– Eixo 3: Promover e desenvolver a literacia e autonomia para o exercício de escolhas saudáveis pelo consumidor.

– Eixo 4: Promover a inovação e o empreendedorismo direcionado à área da promoção da alimentação saudável.

Atente-se que os estudos científicos demonstram que cerca de 1 em cada 4 portugueses possui hipertensão arterial e 1 em cada 10 diabetes.

Por outro lado, estima-se que em Portugal o impacto dos estilos de vida pouco saudáveis, que incluem o baixo consumo de fruta e hortícolas, o consumo elevado de sal e açúcar e o défice de atividade física, seja muito significativo nos níveis de produtividade e bem-estar da população.

Considera-se, portanto, de extrema importância, a definição de uma estratégia integrada, que envolva os vários ministérios, bem como os diferentes parceiros intervenientes no sector da alimentação.

Porque se trata da primeira estratégia interministerial dedicada a esta temática desde há duas décadas com implicação num espectro alargado de áreas e parceiros, é recomendada uma abordagem que seja inovadora, mas simultaneamente consensual, de forma a que as suas medidas sejam devidamente reconhecidas como pertinentes e proactivamente implementadas.

Com esse objetivo está aberto, até 15 de agosto, um período de discussão pública, de forma a que todos os interessados possam conhecer a proposta e efetuar sugestões e comentários.

https://www.sns.gov.pt/2017/07/31/estrategia-integrada-para-a-promocao-da-alimentacao-saudavel/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *