//Dia Nacional da Gastronomia em Viseu

Dia Nacional da Gastronomia em Viseu

Exposição ‘O que se come, o que se bebe’ e um jantar solidário são duas das novidades desta edição que decorre a 8 e 9 de junho.

Outra novidade, revelada na sessão de apresentação pela presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG), será a abertura de 34 museus a nível nacional, de norte a sul e ilhas da Madeira e Açores, que terão apontamentos relacionados com a gastronomia, nomeadamente o Museu Calouste Gulbenkian, que terá em exposição uma peça que vai levar as pessoas a perceberem a importância da nossa gastronomia”, contou.

Olga Cavaleiro acrescentou, à Agência Lusa: “Criar valor, acrescentar e, sobretudo, criar raízes para fora do dia e fazermos o movimento do Dia Nacional da Gastronomia, 365 dias por ano”, lembrando que este dia foi aprovado na Assembleia da República para celebrar a “diversidade, a coletividade e as pontes do Minho ao Algarve e nos arquipélagos” na área da gastronomia.

Mas evidentemente que as confrarias que integram a FPCG desempenharão um importante papel neste dia pelo que, nestes dois, haverá também “demonstrações de cozinha e pastelaria por parte das confrarias, apresentação de livros sobre a temática, conversas em torno da gastronomia e as confrarias vão ter mostras de produtos regionais e dar a conhecer as receitas em contexto regional e o que de melhor se faz em Portugal” acrescentou Olga Cavaleiro.
Esta quarta edição, depois de Lisboa, Vila Nova de Gaia e Aveiro, contará também com os galardões do Troféu Portugal, disputado por cinco chefes “num concurso onde se entra por convite”, e o Jovem Talento da Gastronomia, “eventos que aconteciam fora do Dia Nacional da Gastronomia, e, este ano vão acontecer neste dia 9 de junho”, revelou Paulo Amado, das Edições do Gosto.

Na noite de dia 8, no Solar do Vinho do Dão, onde decorre o evento, haverá um “jantar solidário” a favor da associação dos autistas de Viseu e que conta com o contributo da Confraria de Almeirim que tem na ementa a Sopa da Pedra.

Saiba mais em: https://www.diadagastronomia.pt/