Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa

A 2ª edição do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa, no dia 28 de maio, vai ser comemorado no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

A iniciativa, que é organizada pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG) e pela Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) decorre sob o mote “Sabe tão bem chegar a Portugal”, num convite aos turistas que chegam ao aeroporto de Lisboa para a degustação de produtos portugueses e assistir a vários momentos de animação.

Os produtos, que poderão ser comprados, integram a `Exposição que se come e que se bebe`, criada em parceira com as escolas de Hotelaria de Portugal. Em conferência de imprensa para apresentar o evento, Olga Cavaleiro, presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas disse que o objetivo “é levar os sabores de Portugal ao lugar de partidas e chegadas”.

Paulo Mendonça, vice-presidente da AHRESP, entidade parceira na organização, sublinhou, na conferência de imprensa, que quem visita Portugal “procura sensações novas, a maior parte delas gastronómicas”.

Para o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, a gastronomia é “um dos fatores que mais interfere na experiência” de quem visita Portugal. Luís Araújo acrescentou que este dia “é pouco para uma riqueza tão grande”.
Recorde-se que em 2016 Aveiro foi a primeira cidade anfitriã do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa, cujo projeto de resolução foi aprovado em 2015 na Assembleia da República, ficando instituído o último domingo de maio de cada ano para assinalar este dia.

Na ocasião a organização do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa revelou pretender organizar as comemorações, em cada ano, numa cidade e região diferente, mostrando a transversalidade da nossa gastronomia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *