//Dia Europeu do Enoturismo será Mundial a partir de 2019

Dia Europeu do Enoturismo será Mundial a partir de 2019

Actividades programadas em Portugal, na Europa e também na América latina.

O Dia Europeu do Enoturismo foi instituído em 2009 pela RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho e assinala-se anualmente no segundo domingo de novembro, com programas próprios promovidos nas cidades associadas. Este ano é comemorado a 11 de novembro.

O objectivo é reforçar divulgação da cultura, património e tradições dos municípios associados da Recevin, através dos produtores de vinho e agentes de enoturismo, valorizando desta forma os territórios produtores de vinho.

A AMPV é parceira da Recevin na promoção e dinamização desta iniciativa em Portugal e, à semelhança do ano passado, também vários países da América Latina — designadamente Brasil, Uruguai e Argentina — se associam a esta comemoração, tornando mais abrangente a celebração do Enoturismo no mundo. A partir de 2019, o Dia Europeu do Enoturismo passa também a designar-se Dia Mundial do Enoturismo, com a entrada no projeto da Aenotur – Associação Internacional de Enoturismo.

O Dia Europeu do Enoturismo foi instituído em 2009 pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (Recevin), sendo a AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho parceira da Recevin na promoção desta iniciativa, dinamizando-a a nível nacional em colaboração com os municípios e Rotas do Vinho. São ainda parceiros desta comemoração a Città del Vino (Itália), Acevin (Espanha) e a Associação Internacional de Enoturismo – Aenotur.

Alguns dos locais onde se comemora em Portugal

Ponte de Lima – Dia 11 o Município de Ponte de Lima, através do Centro de Interpretação e

Promoção do Vinho Verde, vai associar-se às festividades com uma visita à Quinta do Ameal

em Refoios do Lima. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até ao dia 8 de

novembro através do contacto geral@cipvv.pt

Alcobaça – Dia 10, o Museu do Vinho de Alcobaça vai realizar o primeiro colóquio ibero-americano em torno do património cultural vinhateiro, juntando especialistas de Portugal, Espanha e Brasil a debater a situação dos museus dos respetivos países.

Cartaxo – No dia 11 o Museu Rural e do Vinho no Cartaxo com castanhas assadas e provas de vinhos do concelho. (9.30-12.30/14.30-17.30)

Loures – Durante o mês de novembro, serão promovidas provas de vinhos, visitas, jantares

vínicos e conversas à volta do vinho, com o epicentro em Bucelas, Capital do Arinto.

Mais em: www.cm-loures.pt

Montijo – Dia 11, cerimónia de Entrega dos prémios conquistados pela Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões no Concurso ‘La Selezione del Sindaco’.

Palmela – Festival do Moscatel a 10 e 11 de novembro e ‘Sons do Vinho’ e outras actividades a decorrer ao longo do mês.

Reguengos de Monsaraz – dia 9, filme “Setembro a Vida Inteira”.

Dia 10, Passeio TT Rota do Vinho para motos, 4×4, quads e buggys;  visita à Adega José de

Sousa; ‘São Martinho à Benfica’ na Casa do Benfica e “Magusto de São Martinho” na

Sociedade União e Progresso Aldematense.

No dia 11, etapa da 23ª edição das “48 horas Automóveis Antigos ao Alentejo”, do Clube Português de Automóveis Antigos e o Hotel São Lourenço do Barrocal vai promover provas de vinho com visitas à adega.