//Dia do Vinho do Porto

Dia do Vinho do Porto

A 7, 8 e 10 de setembro assinala-se o Port Wine Day (Dia do Vinho do Porto).

O objetivo do Port Wine Day é, por um lado, juntar os que já são consumidores ‘apaixonados’, mas também, chamar a atenção a “todos os outros que ainda ignoram a sua arrebatada paixão pelo vinho”.

“Nesse pressuposto, preparamos uma série de atividades cujo impacto gostaríamos de estender ao longo do vale do Douro e dos seus afluentes, de Barqueiros até Barca D’Alva”, referiu o presidente do IVDP, Gilberto Igrejas.

As celebrações terão o seu início no Palácio da Bolsa, no Porto, para onde está prevista a realização de uma grande prova ‘Porto vintage 2017’, a que se seguirá aquele que é considerado o momento alto do Port Wine Day 2019, a declaração de ano vintage pela Confraria do Vinho do Porto.
Promovido pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), com sede em Peso da Régua, o Port Wine Day foi instituído em 2014 e faz uma homenagem ao vinho produzido no Douro.

Esta 6.ª edição, nos dias 7, 8 e 10 de setembro, inclui provas de vinhos, jantares vínicos, declaração de ano vintage (2017), festas ao pôr-do-sol e cerimónias de entrega de prémios, ações que se estenderão ao longo do vale do Douro.

De acordo com o comunicado do IVDP, uma das novidades da edição 2019 é a atribuição de prémios, subordinados aos temas: Enoturismo, Viticultura, Enologia e Revelação, a projetos que se destacaram na Região Demarcada do Douro.
Trata-se de distinções que “evidenciam a vitalidade de uma região, o esforço das comunidades durienses e o envolvimento de todos na preservação de um território único”, refere-se.

A entrega dos prémios decorre durante o jantar “Douro Sustentável”, a ter lugar no Museu de Lamego, no dia 10 de setembro.