Dia Nacional da Gastronomia, celebra-se 26 e 27 de maio.

No último fim de semana de maio celebrara-se, no cais de Vila Nova de Gaia, o Dia Nacional da Gastronomia.

‘Venha provar Portugal’ é o mote para a terceira edição desta iniciativa promovida conjuntamente pela FPCG – Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e pela AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

O Dia Nacional de Gastronomia Portuguesa foi aprovado em Assembleia da República em junho de 2015 e instituído no último domingo de maio de cada ano,

Na apresentação do evento, Olga Cavaleiro, presidente da FPCG, referiu que se pretende destacar, nesta data “a importância dos produtos tradicionais, a valorização da literacia alimentar e o que é nacional”.

O presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, recordou que a zona do cais, onde decorrerão as atividades, está a sofrer uma “revolução” no que diz respeito à circulação, tornando-se maioritariamente pedonal. O objetivo, afirmou, é “devolver este espaço às pessoas, às famílias, às crianças e aos visitantes. Vamos fazer coabitar as esplanadas com a fruição, sem o tubo de escape. E este evento pode ser o tubo de ensaio da nova realidade da beira rio de Gaia”, disse o autarca.

Antes do fim de semana de 26 e 27 de maio, realizam-se por todo o país eventos sobre este dia e os CTT, pelo terceiro ano consecutivo, lançam um selo, carimbos e postal oficial do Dia Nacional da Gastronomia.

Um dos momentos mais aguardados será a entrega das insígnias OPTIMUS CONVIVA atribuída

pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, que irá assim “num momento mais

institucional, mas pleno de significado, distinguir personalidades portuguesas com uma das

mais importantes insígnias das confrarias de Portugal”, refere a Federação.

Espetáculos, demonstrações gastronómicas, animação, degustações e lançamento de livros são algumas das atividades programadas para o cais de Vila Nova de Gaia.

Saiba mais em: www.diadagastronomia.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *