Degustadores de vinho chineses vencem concurso em França

Uma equipa de quatro chineses superou 20 outros países numa prestigiada competição de degustação de vinho, às cegas, em França,
Fontes da revista francesa La Revue du vin de France, organizadora da competição que decorreu em meados de outubro em Chateau du Galoupet, uma famosa área produtora de vinhos da França, confessaram que o feito da equipa da China constitui “um verdadeiro relâmpago no mundo dos vinhos”.

As equipas tiveram que identificar, em degustação às cegas (sem ver os rótulos) os vinhos, os países de origem, as variedades de uvas, denominações e ano de vindima para cada um dos 12 vinhos (seis tintos e seis brancos) de vários pontos o mundo.

8-1Com um total de 108 pontos, a equipa chinesa de Liu Chunxia, Tze Chen, Xianchen Ma e Xi Chen, acabou no topo, bem à frente dos espanhóis, campeões do ano passado, da Bélgica, que foi segunda classificada em 2015, e da França, sempre favorita, que, apesar disso, ficou em segundo lugar este ano.

Como seria de esperar, causou enorme surpresa esta vitória de uma equipe da China, tendo em conta que ultrapassaram nações tradicionalmente produtoras de vinho, como França e Itália, ou mesmo Espanha.

O técnico chinês que chefiou a equipa, nascido na França, não ficou tão surpreso com a vitória da sua equipa porque, afirmou:”Na China, a disputa para conseguir um lugar na equipa é realmente dura, por isso é que temos aqui os melhores”. Manifestando uma postura de orgulho mas também de humildade, os campeões atribuíram o seu sucesso 50% ao conhecimento e 50% à sorte.

Esta vitória chinesa é, claramente, mais uma etapa na afirmação do crescente setor vitivinícola chinês, que se aproxima rapidamente dos líderes de mercado como França, Itália, Espanha, Estados Unidos e Argentina, em termos de quantidade, mas também, cada vez mais, de qualidade.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *