//Da cozinha das avós ao jantar com ‘Drag Queens’

Da cozinha das avós ao jantar com ‘Drag Queens’

As mais diversas ‘experiências’ culinárias para turistas em Portugal através da Airbnb.

A plataforma Airbnb apresentou ‘Experiências de Culinária’, a nova categoria de experiências disponíveis para reservas que, afirmam, “revelam as tradições culinárias escondidas de famílias de todo o mundo”.

Com as Experiências de Culinária na Airbnb, a plataforma apresenta uma nova forma de os hóspedes conhecerem a cultura através da comida. Ao contrário das típicas aulas de culinária, que podem parecer intimidantes ou demoradas, no coração de todas estas experiências está a relação humana; as pessoas reúnem-se para preparar e partilhar uma refeição.

Os anfitriões locais podem agora dar destaque ao significado profundo que está por detrás dos alimentos consumidos, através da partilha de receitas tradicionais e de histórias, em ambientes intimistas, em todo o mundo.

Para proteger a natureza única de cada receita, todas as experiências foram verificadas tendo como referência as diretrizes que serviram de inspiração à Slow Food, uma organização cuja missão é prevenir o desaparecimento das culturas e das tradições gastronómicas locais.

Vejamos algumas das propostas em Portugal que já constam da plataforma e o que ‘oferecem’ os anfitriões:

Aulas de culinária e festa jantar com Drag Queens
O Pedro, nascido e criado em Lisboa, viajou por 5 continentes e passou algum tempo nos EUA, onde era um lutador profissional de 200 kg. Hoje é um Drag Chef magro e um ativista de direitos LGBTIQ +.
E promete que: “A sua noite começará com champanhe rosa servido pelas mais belas Drag Queens. Enquanto nossa lista de músicas funky está em andamento, é hora de lavar as mãos, vestir seus aventais sexy e vamos começar a aula de culinária! Com glamour e emoção, o Drag Chef o guiará por todas as etapas das receitas e revelará dicas e truques de culinária, para que possa cozinhar como o português! Enquanto o jantar está a cozinhar, a ação vai para o Drag Makeup Studio, onde terá a oportunidade de se transformar totalmente na Drag Queen ou no rei dos seus sonhos! Com a comida pronta, é hora de um jantar com uma mesa cheia de drag Queens de todo o mundo, rindo, compartilhando histórias e depois assistindo ao mais incrível show ao vivo de drag da sua vida.

Cozinhar com as ‘Avós do Mar’
Joana Paula estudou ciências sociais e propõe uma atividade que se inicia com um passeio a pé na Trafaria (Almada)”a vila piscatória mais antiga de Lisboa que hoje em dia é famoso por causa de seus frutos do mar.” Joana revela que “todos os passeios sugeridos por mim buscam ter um significado profundo também pelo impacto social nessas comunidades de pescadores” e promete a visita a um centro social, “o lugar onde encontraremos e cozinharemos com as mais fofas avós de sempre.”

Do mercado à mesa
Outro exemplo em Lisboa é a Luísa, cuja apresentação nos deixa perceber que é mãe de “dois dos mais famosos músicos portugueses” e que marca encontro às 10h30 na entrada principal do Mercado da Ribeira, em Lisboa, onde vai “apresentar todos os produtos portugueses enquanto percorremos o mercado e juntos decidiremos o cardápio. Conseguimos tudo o que precisamos e vamos direto para a cozinha (a 50 metros do mercado). Após a aula de culinária, você desfrutará de um ótimo almoço com o prato que preparou, um vinho português e outros pratos típicos.”

Comida portuguesa para leigos
O José e o amigo João apresentam-se como dois Foodies, “que viajaram e provaram o mundo, e que tiveram a ideia de abrir uma Cooking School em Portugal para mostrar de Lisboa para o mundo, a nossa história, cultura e gastronomia!” E convidam a entrar “na nossa magnifica e espaçosa escola de culinária para um workshop autêntico de comida Portuguesa. Vai trabalhar no seu próprio posto de cozinha e aprender a cozinhar passo a passo (e comer) comida Portuguesa autêntica em Lisboa! Ao longo de 3 horas vamos mostrar-lhe o que consiste uma verdadeira refeição completa portuguesa!”

Sobre a Airbnb
Fundada em 2008, a missão da Airbnb é a de criar um mundo ao qual as pessoas possam pertencer através de um turismo saudável que seja local, autêntico, diverso, inclusivo e sustentável. A Airbnb tira partido da tecnologia para capacitar economicamente milhões de pessoas em todo o mundo, para que possam desbloquear e rentabilizar os seus espaços, paixões e talentos tornando-se empreendedores na área da hospitalidade. O mercado de alojamento da Airbnb dá acesso a mais de 7 milhões de espaços únicos para estadias em quase 100.000 cidades e 191 países e regiões. Com as Experiências, a Airbnb oferece acesso sem precedentes a comunidades e interesses locais através de mais de 40.000 atividades únicas e artesanais, criadas à medida e organizadas por anfitriões em mais de 1.000 cidades em todo o mundo. A plataforma de pessoas para pessoas da Airbnb beneficia todos os seus stakeholders, incluindo os anfitriões, hóspedes, funcionários e as comunidades em que opera.