CVR Alentejo tem novo presidente

17SrIOpFrancisco Mateus, ex-quadro do Instituto da Vinha e do Vinho, substitui Dora Simões, que cumpriu dois mandatos à frente da CVRA.

Há, naturalmente, grande expetativa quanto à atuação futura do novo presidente da direcção da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), a associação privada de utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo (Denominação de Origem Controlada) e os vinhos Regional Alentejano.

Licenciado em Gestão pelo Instituto Politécnico de Santarém e pós-graduado em Direcção de Empresas, pela AESE/IESE Business School da Universidade de Navarra, Francisco Mateus era director de departamento no Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) desde 2007, sucedendo agora a Dora Simões como líder desta região vitivinícola.

Dora Simões, que já havia sido Diretora – Geral da Viniportugal, decidiu retirar-se do organismo que liderava há sete anos, aceitando prolongar o segundo e último mandato até quase ao final deste ano, a pedido do IVV.

Francisco Mateus, acumula duas décadas de experiência no setor vitivinícola, tendo iniciado o percurso profissional nas áreas do controlo e fiscalização no sector do vinho, em Santarém, e, entre outros cargos, participou em várias plataformas a nível comunitário e integrou o grupo de trabalho que criou a marca “Wines of Portugal”, apresentada em 2010.

O sector vitivinícola alentejano reúne 360 agentes económicos – sendo 263 produtores e 97 comerciantes -, tem uma área total de vinha de 20.800 hectares e uma produção média por hectare de 7.625 quilos. Segundo dados da AC Nielsen, de Junho de 2015, é a região líder no mercado nacional tanto em volume (quota de 46,4%) como em valor (quota de 45%) na categoria de vinhos engarrafados de qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *