Cursos de Cozinha da Associação dos Diabéticos

Os cursos de cozinha da Associação Protetora dos Diabético de Portugal (APDP) são abertos a participantes com, ou sem diabetes.

Os cursos são teórico-práticos e, além de abordarem aspetos relativos à confeção de receitas saudáveis e saborosas, permitem conhecer melhor os aspetos nutricionais dos alimentos. Por exemplo, saber que “as refeições com um índice glicémico mais baixo podem contribuir para um melhor controlo metabólico e do apetite”. No fundo, educar para melhorar os hábitos alimentares dos participantes é o grande objetivo destes cursos.

4.1Os cursos de cozinha da APDP são ministrados por um Chef e por uma nutricionista. Abertos a todos os participantes, com ou sem diabetes, o único requisito é a vontade de aprender e de não ter medo de pôr as “mãos na massa”.

O conceito é simples: enquanto se cozinha conversa-se. Ao mesmo tempo que o Chef vai orientando os participantes na cozinha, a nutricionista esclarece sobre as vantagens dos alimentos e sobre as técnicas de confeção utilizadas. No final do curso, todos provam o que cozinharam.

“Cada curso de cozinha da APDP tem um tema diferente, mas com a transversalidade de permitirem aprender sobre as estratégias para comer de forma saudável e para escolher os melhores alimentos, além de desmistificar os mitos que envolvem a alimentação. Com horários semestrais, que alternam entre o pós-laboral e o laboral, tentamos chegar ao maior número de pessoas possível, com a oferta de receitas sempre originais e em ambiente de convívio”, garante Luís Gardete Correia, presidente da APDP.

Eis o calendário dos cursos

Pratos de Baixo índice Glicémico | 29 de setembro | 15h30 – 17h30

Pretende esclarecer sobre os vários mitos associados ao conceito de baixo índice glicémico, como funciona e como utilizá-lo no dia-a-dia. As refeições com um índice glicémico mais baixo podem contribuir para um melhor controlo metabólico e do apetite.

Pequenos-almoços e lanches | 13 de outubro | 15h30 – 17h30

O pequeno-almoço e o lanche são refeições importantes que ajudam a manter os níveis de energia e de açúcar no sangue entre as refeições principais. Saber como fazer os seus cereais, os seus batidos, conhecer quais os melhores alimentos para incluir nestes pequenos repastos são mais-valias deste curso.

Refeições ligeiras | 27 de outubro | 17h30 – 19h30

Não são só as refeições de faca e garfo que têm de ser completas. Neste curso, aprendem-se receitas rápidas e simples para uma refeição leve e equilibrada.

Menu Completo | 17 de novembro | 17h30 – 19h30

Pretende ser um curso geral. Enquanto se prepara uma refeição completa, desde a sopa à sobremesa, aprendem-se estratégias para adaptar as receitas de que mais se gosta em pratos saudáveis e equilibrados.

Doces quase sem Açúcar | 15 de dezembro | 15h30 – 17h30

Os doces e as sobremesas devem ser reservados para os dias de festa. Mas mesmo em dias de festa, as sobremesas devem ser o mais saudável possível. Aqui, são apresentadas ferramentas para fazer saborosos bolos, tortas ou gelados quase sem açúcar.

Os Cursos de Cozinha da APDP decorrem na Escola da Diabetes (Rua do Sol ao Rato, n.º11, Lisboa) e as inscrições, que têm o valor de 25 euros, devem ser feitas através do email cvaz@apdp.pt ou do telefone 213 816 101.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *