Curso online (grátis) para comer melhor e mais barato

O curso online e gratuito criado pela Faculdade de Nutrição da Universidade do Porto (FCNAUP) dá a conhecer um conjunto de conceitos e informações úteis para uma alimentação saudável e económica.

«Coma melhor, poupe mais» é o nome e o mote da ação de formação na qual os participantes aprendem a ler os rótulos dos alimentos, a preparar refeições utilizando as sobras e a organizar o frigorífico.

O primeiro módulo está direcionado para os princípios gerais de uma alimentação saudável e tem como «guia» as recomendações da Roda dos Alimentos.

A compra, a confeção e a conservação dos alimentos são os temas a abordar no segundo módulo.

Evitar alimentos designados por “lixo alimentar” é uma das áreas a abordar no terceiro módulo, onde se incluem igualmente conceitos que devem ser utilizados para alimentação saudável e económica, como por exemplo a importância do pequeno-almoço e do consumo de sopa, a alimentação das crianças na escola e a dieta mediterrânica como um padrão alimentar ideal.

Uma síntese dos temas abordados e a desmistificação de alguns mitos mais comuns compõem o último módulo.

O curso conta ainda com um conjunto de receitas, do chef Hernani Ermida, que pretendem demonstrar como é possível pôr em prática algumas das recomendações que são apresentadas.

Os conteúdos são disponibilizados em vídeos, textos de apoio, leituras complementares e animações.

Este projeto resulta de uma adaptação dos conteúdos do manual ‘Alimentação Inteligente: coma melhor, poupe mais’ para um formato “mais próximo e interativo”, que pode chegar “à casa dos portugueses de uma forma muito imediata e apelativa”, disse à Lusa, Maria João Gregório, uma das autoras.

De acordo com a investigadora, o livro apresenta um conjunto de recomendações, conselhos e dicas para ajudar os consumidores a comer melhor e mais barato.

“Foi desenvolvido num período de crise em Portugal, em que a mudança de hábitos alimentares podia ocorrer em resultado de uma menor disponibilidade do rendimento por parte das famílias portuguesas”, explicou.

Encontra-se disponível, a partir de dia 20 de junho, na plataforma MiriadaX – um agregador que põe à disposição dos utilizadores um conjunto de MOOC’s (Curso Online Aberto e Massivo) -, e prolonga-se por quatro semanas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *