Curso de Olfação no Porto

Iniciativa da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto promove formação em Olfação para enólogos.

 O curso, agendado para 9 e 10 de março, promove o treino do olfato com vista a uma melhor perceção dos componentes aromáticos do vinho

A análise sensorial é uma ferramenta imprescindível para avaliar a qualidade dos vinhos. Distinguir diferentes aromas e definir se um determinado vinho possui um caráter mais floral, vegetal ou frutado fazem parte dos processos de prova que desafiam um sentido crucial nesta área: o olfato. Centrada neste tema, a Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Católica no Porto promove uma formação em Olfação, entre 9 e 10 de março. O curso, composto por várias sessões práticas, promove a análise de cerca de 100 substâncias odoríferas usadas pelos profissionais de perfumaria – desde óleos essenciais a moléculas de síntese –, com o intuito de ampliar e estruturar o universo olfativo dos enólogos.

O curso é coordenado por Alexandre Schmitt – conceituado especialista internacional em Olfação – e é dinamizado, das 9h00 às 18h00, no campus Asprela da Católica no Porto. A formação, que integra a pós-graduação em Enologia da ESB, reforça a qualidade da oferta formativa da instituição, que forma enólogos de topo, há mais de 25 anos. Refira-se que as inscrições estão abertas até 5 de março e podem ser feitas através do site http://www.esb.ucp.pt/sites/default/files/files/Biotecnologia/Formacao_avancada/olfacao_flyer.pdf.

A Escola Superior de Biotecnologia integra a Universidade Católica Portuguesa, no Porto, e oferece cursos de Licenciatura, Mestrado, Doutoramento e Pós-Graduação nas áreas das ciências da vida (nutrição, microbiologia) e engenharia (alimentar, ambiente e biomédica). Foi pioneira no lançamento da formação em Engenharia Alimentar em Portugal, há mais de 30 anos, oferecendo ainda a única licenciatura em Microbiologia existente no país. O suporte científico aos vários cursos é garantido pela investigação desenvolvida no seu Centro de Investigação – Centro de Biotecnologia e Química Fina – CBQF, que detém o estatuto de Laboratório Associado e participa ativamente em mais de 40 redes nacionais e internacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *