//A ‘Cozinha dos Ganhões’

A ‘Cozinha dos Ganhões’

Considerado maior certame gastronómico do Alentejo, decorre entre 28 novembro e 1 de dezembro, em Estremoz.

Com o objetivo de promover o turismo no concelho através da oferta gastronómica, a ‘Cozinha dos Ganhões’ vai ‘funcionar’ no parque de feiras e exposições da cidade de Estremoz, no distrito de Évora e a exemplo das edições anteriores deverá atrair largos milhares de visitantes à procura da gastronomia tradicional.

Esta 27.ª edição, de 28 de novembro a 1 de dezembro, vai contar com o que de melhor tem a cozinha alentejana, contemplando os pratos típicos da região e para isso conta com a participação de vários tasqueiros e doceiros, além de expositores de produtos regionais, bares e artesãos do concelho, prometem os promotores do evento.
No mesmo recinto, o ‘Parque de Feiras da Cidade’ vai decorrer, em paralelo, a sexta edição do certame ‘Estremoz Caça, Pesca e Atividades da Natureza’, organizado pela Confraria dos Amigos do Campo, com o apoio do município.

Os Ganhões

A denominação “ganhão” era atribuída antigamente aos trabalhadores da lavoura nas herdades do Alentejo. Eram trabalhadores não especializados que trabalhavam de sol a sol e, como refere a Associação de Cante Alentejano ‘Os Ganhões’ de Castro Verde: “Havia duas categorias de Ganhões, os de pensão, que trabalhavam todo o ano numa determinada Herdade e os ‘rasos’ que trabalhavam no que aparecia para fazer”.

Hoje, a Cozinha dos Ganhões é um evento de promoção turística de Estremoz, organizado pelo município, que pretende valorizar as tradições e os costumes deste concelho e do Alentejo e que tem para oferecer, durante quatro dias, de acordo com a autarquia, “sabor, saber, tradição e convívio”, assim como animação cultural.

Fado ‘A alma do Ganhão’
(Excerto da letra de um fado da autoria de Rosa Lobato Faria)

Ó terra morena deitada ao sol
Quero ser a alma do ganhão
Cheia de horizonte, cântico de fonte
Catedral de trigo, azeite e pão