Corticeira Amorim garante fim do «sabor a rolha»

Apenas em 20 segundos é detetada a presença de um composto químico associado a desvios sensoriais nos vinhos. Tudo acontece graças à tecnologia desenvolvida pela Corticeira Amorim, que para o efeito investiu 10 milhões de euros.

Chama-se NDTech tecnologia de ponta “que possibilita uma revolução em termos de controlo de qualidade, na medida em que introduz pela primeira vez uma triagem individual nas linhas de produção das rolhas de cortiça, baseada em cromatografia gasosa, uma das análises químicas mais sofisticadas do mundo”, refere um comunicado da empresa.
No mesmo documento explica-se que “tradicionalmente, cada análise de cromatografia gasosa demora cerca de 14 minutos”, mas com este desenvolvimento – feito em parceria com uma empresa internacional especializada – a Corticeira Amorim “conseguiu reduzir o tempo desta análise para cerca de 20 segundos, viabilizando a sua integração numa escala industrial”.

O mercado passa agora a contar com “rolhas de cortiça natural com garantia de TCA não detetável”, que garantem “um controlo sensorial irrepreensível”.

O TCA é um composto químico vulgarmente presente na natureza e pode ser encontrado na madeira, no vinho, na água, no solo, em frutas, legumes e, também, na cortiça, pode ler-se no site da APCOR – Associação Portuguesa de Cortiça.
A Corticeira Amorim informa que o desempenho da NDTech “está a ser validado por entidades líderes mundiais em investigação associada à indústria do vinho – a Geisenheim University, na Alemanha, e o Australian Wine Research Institute -, o que faz dela “a única tecnologia de controlo individual de qualidade do TCA alvo de validação científica por parte de ambas as organizações”.

Esta nova tecnologia será inicialmente aplicada à gama de rolhas naturais ‘premium’ da corticeira, que são utilizadas “por algumas das marcas de vinho mais importantes do mundo, incluindo as principais marcas nacionais”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *