Conheça os alimentos que ajudam o «bronzeado»

Chamam-se carotenóides e, dizem os nutricionistas, podem contribuir para um bronzeado mais perfeito e, ainda por cima, mais saudável.

É claro que continua a ser importante tomar as devidas precauções com o horário de exposição ao sol e utilização de protetores solares. Mas estes alimentos, sem dúvida nenhuma, vão fazer a diferença.

E fique a saber que “os alimentos que naturalmente nos deixam mais ‘morenaços(as)’ são os mesmos que mais nos protegem dos efeitos nefastos da radiação ultravioleta em excesso”. Quem o afirma é o nutricionista Pedro Carvalho e refere-se aos alimentos ricos em betacaroteno, licopeno, luteína, e zeaxantina, os tais caratenóides que se encontram na cenoura, batata doce, pimento, tomate, manga, papaia e diospiro. Mas também nas hortícolas verdes como os espinafres, couve galega, agrião, couve portuguesa e brócolos

O nutricionista adianta que, “embora algumas melhorias possam já começar a ver-se com três porções diárias destes alimentos (cerca de 250 g), o ideal é situá-las um pouco mais acima”.

Embora não se destinem a «colorir» a pele, Pedro Carvalho chama a atenção para os tocoferóis presentes nas oleaginosas (amêndoa, avelã, amendoim, noz) e ómega 3 presentes no salmão, sardinha, truta e cavala pois “têm capacidade atenuar o stress oxidativo que estas radiações induzem no nosso organismo.

De acordo com o site dos «Médicos de Portugal», como referencia considere que os melhores são os alimentos de cor avermelhada, amarelo-alaranjada e de folha verde escura.

Por outro lado, acrescenta, o ideal será 15-25mg diários de betacaroteno, o que equivale a 2 cenouras e uma papaia, ou 2 cenouras e um tomate por dia, por exemplo. Uma forma de saber é observar após uns dias a palma da sua mão – se ficar levemente amarelada, então está a ingerir a quantidade ideal.
Eis alguns valores que poderão ser úteis:

Cenoura ( 100g ) – 6,6mg de betacaroteno
Agrião ( 100g ) – 5,6mg de betacaroteno
Espinafres ( 100g ) – 4,9mg de betacaroteno
Manga ( 100g ) – 2,9mg de betacaroteno
Melão ( 100g ) – 2,0mg de betacaroteno
Alperce ( 100g ) – 1,6mg de betacaroteno

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *