//Congresso de Gastronomia do Algarve

Congresso de Gastronomia do Algarve

Promete-se três dias de inovação culinária, degustações e debates sobre alimentação, sustentabilidade e o futuro.

O 1º Congresso de Gastronomia do Algarve vai realizar-se nos dias 15, 16 e 17 de março, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro.

Definido está já o objetivo que é “reunir o que há de melhor na região e criar um espaço onde possamos debater questões reais e compartilhar ideias», revela Maria Nobre de Carvalho, organizadora do evento.

Este primeiro evento do género na região traz a promessa de oferecer uma visão única sobre a cozinha regional, ao longo dos três dias, com a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve ser palco de conversas, debates, demonstrações e degustações, apresentação de novas técnicas de cozinha e das tendências que estão a moldar a indústria.

“O conceito do evento não é novo, mas é a primeira vez que se faz algo do género no Algarve. Estamos numa região riquíssima em termos gastronómicos e, como tal, faz todo o sentido criar um espaço que seja uma referência para a gastronomia no Algarve”, diz Maria Nobre de Carvalho.

Ao reunir alguns dos melhores chefes do país, profissionais do mundo da restauração e turismo, embaixadores de marcas, sommeliers e mixólogos, o 1º Congresso de Gastronomia do Algarve “posiciona-se com uma referência na região, e um local onde todos terão a oportunidade de interagir com os melhores profissionais do setor, num ambiente que se pretende informal”.

O programa do evento será lançado ao longo do próximo mês, mas Maria Nobre Carvalho garante, para já, que “temos 14 nomes incríveis da gastronomia nacional já confirmados para as apresentações – a maioria deles com estrelas Michelin -, teremos confraternizações, debates e muitas degustações de comida, vinho e cerveja”, acrescenta.

O bilhete completo dará acesso à festa de abertura – um cocktail com vinhos e cervejas e petiscos ao som de um DJ -, além do jantar de encerramento – uma refeição a quatro tempos no pátio da Escolha de Hotelaria e Turismo do Algarve.

Com uma lotação máxima de 300 participantes, os bilhetes variam entre 100 euros e 175 euros para acesso total, e estão à venda online, através da plataforma EventBrite.