Confraria promove Lampreia e Sável da Ria

Nos próximos dias 1 e 2 de Abril, na Murtosa, a Confraria Gastronómica «O Moliceiro» vai realizar mais uma edição do Festival Gastronómico da Lampreia e do Sável da Ria

Na continuidade do objetivo de manter vivo o legado das tradições da ria, nomeadamente nas suas vertentes gastronomia e beleza natural, a confraria abre esta iniciativa a todos quantos nela queiram participar.

Inserido na Semana da Lampreia na Murtosa (distrito de Aveirio), a Confraria Gastronómica «O Moliceiro» vai realizar nos próximos dias 1 e 2 de Abril o seu XX Festival Gastronómico da Lampreia e do Sável da Ria” no Cais do Bico, localizado no concelho da Murtosa.

O Programa inclui

12.30 H – Receção aos participantes, com o serviço de um “Vinho Fino D`Honra” e entradas diversas, com animação musical.

13.00 Horas, Início do almoço regional com “Lampreia e Sável da Nossa Ria”.

15.00 Horas, Passeio em Barco Moliceiro e Bicicleta. (se as condições climatéricas o permitirem)
Preço por pessoa € 30.00

Para que possa garantir uma boa organização, a Confraria agradece confirmação de presenças até ao próximo dia 30 de março, através dos telemóveis, 917 530 407, 917 241 869 ou do e-mail: moliceiro@hotmail.com que podem ser utilizados igualmente para mais informações.

A lampreia

Quando atingem a maturidade sexual, as lampreias entram num rio, reproduzem-se e morrem. Cada fêmea gera milhares de ovos pequenos que são enterrados em “ninhos” cavados no fundo do rio.

O sável …

…é um peixe migrador, que deixa o mar para subir os rios na época da reprodução.
Os períodos de migração do sável são bastante variáveis. Em Portugal, a entrada desta espécie nos rios decorre entre Março e Maio.

A Confraria

Fundada a 13 de Fevereiro de 2000 a Confraria Gastronómica «O Moliceiro» identifica como missão: ‘Preservação e salvaguarda do receituário das ementas ribeirinhas à Ria, desde Ovar até Mira’, bem como a preservação de espécies autóctones como a enguia, o sável, a lampreia, chocos, amêijoas, mexilhões e berbigões, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *