Coca-Cola chegou a Portugal há 40 anos

No dia em que se comemora a Independência dos Estados Unidos – 4 de julho – vendeu-se em Portugal a primeira Coca-Cola.

A 4 de julho de 1977 foi vendida pela primeira vez no nosso País, mais concretamente em Lisboa, uma garrafa de Coca-Cola. A marca iniciou a sua divulgação com o slogan «Coca-Cola… a Tal».

Para assinalar as quatro décadas de presença em Portugal a Coca-Cola Portugal lança uma campanha publicitária com a qual pretende sublinhar a sua ligação aos portugueses.

Tiago Lima, Diretor de Relações Externas da The Coca-Cola Company para Portugal referiu tratar-se de quarenta anos de “uma relação de grande proximidade, que permitiu acompanhar de perto as mudanças culturais e sociais do País, vivendo juntos momentos marcantes e em que assistimos à forma como Portugal se desenvolveu e modernizou”.

É através da sua fábrica Refrige, localizada em Azeitão, no distrito de Setúbal que a Coca-Cola chega atualmente aos portugueses. Uma unidade de produção onde são engarrafadas cerca de 90% das bebidas vendidas em todos os pontos de venda do País.

Integrada atualmente na Coca-Cola European Partners, a Refrige é, de acordo com Tiago Lima, “um dos engarrafadores mais modernos da Europa” e conta com instalações em Braga, Porto, Estarreja, Coimbra, Lisboa, Azeitão e Loulé, assim como presença comercial na Região Autónoma dos Açores e da Madeira. Desta forma, a marca é responsável por 400 empregos em Portugal, contribuindo também para a criação de mais de cinco mil postos de trabalho diretos e indiretos.

De acordo com a Coca-Cola Portugal Refrigerantes, Lda

– A Coca- Cola é a bebida mais bebida em Portugal (excluindo as bebidas alcoólicas, água, leite e café) e é a bebida preferida de 24% dos jovens portugueses.

– O consumo médio por habitante é de 100 garrafas de 20 cl/ano.

– A Coca-Cola Portugal e a Refrige contam com 525 colaboradores e servem mais de 80.000 clientes.

A origem da Coca-Cola

A Coca-Cola foi criada nos EUA por um farmacêutico há 125 anos. Foi vendida pela primeira vez em 1886 numa pequena farmácia de Atlanta, Geórgia. A sede mundial da The Coca-Cola Company mantém-se em Atlanta.

A média de vendas era de 9 bebidas por dia. Atualmente, vendem-se 1900 milhões de bebidas por dia em mais de 200 países e o portefólio da Coca-Cola conta com mais de 3500 produtos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *