«Cinco Séculos à Mesa» conquistou The Gourmand Awards

O livro de Guida Cândido, food blogger e autora, foi galardoado com o prémio de vencedor nacional, na categoria Receitas Históricas, pelo The Gourmand Awards.

Agora, «Cinco Séculos à Mesa. 50 receitas com História» vai competir com os vencedores dos outros países na mesma categoria para os Gourmand World Cookbook Awards – Best in the World,

Os Gourmand World Cookbook Awards foram fundados em 1995 por Edouard Cointreau. Todos os anos, distinguem os melhores livros de gastronomia e vinhos, impressos ou digitais, bem como programas televisivos. Habitualmente comparados aos «Oscars» da literatura gastronómica.

Os vencedores dos Gourmand World Cookbook Awards – Best in the World serão anunciados na cerimónia de entrega dos prémios, que decorrerá no mês de maio de 2017 na cidade de Yantai, na República Popular da China.

A Obra

4-1A identidade da cozinha portuguesa, os pratos nacionais e regionais, são relativamente recentes em termos históricos. Mas, embora as práticas gastronómicas, os gostos culinários e as técnicas de confeção dos alimentos tenham evoluído ao longo dos tempos, muito do que comemos hoje é herança de um passado remoto, pelo que é possível, em pleno século XXI, preparar uma receita com quinhentos anos e saboreá-la em nossas casas. Este é o propósito do presente livro que, apresentando-nos o caminho traçado pela História da Alimentação, propõe que peguemos em cinco obras clássicas entre os séculos xv e xx e recriemos nas nossas modernas cozinhas uma bateria de cinquenta receitas deliciosas, incluindo entradas, pratos de peixe e carne, sobremesas, refrescos, e muito mais.

A Autora

Guida Cândido nasceu em Coimbra em 1975 e licenciou-se em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 1997. Concluiu o Mestrado em Alimentação – Fontes, Cultura e Sociedade pela mesma universidade em 2014 com a dissertação Comer como uma Rainha: Estudo de Um Livro da Casa de D. Catarina de Áustria. Antes de uma breve passagem pelo ensino, fez investigação na área de museologia em Conímbriga. Em 2000 integrou a Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz, exercendo atualmente funções de coordenação como Técnica Superior no Arquivo Fotográfico Municipal. É no âmbito desta atividade que tem sido responsável pelo estudo dos fundos fotográficos da coleção, organização de exposições, concursos, workshops e outras atividades culturais. Desenvolve estudos na área da museologia, do património e da história da alimentação. É investigadora do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. Integra a equipa multidisciplinar DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia. É autora de livros e publicações científicas na sua área de investigação, nomeadamente A nossa mesa: receituário gastronómico da Figueira da Foz e Coração, Cabeça e Estômago: uma tertúlia figueirense. Alimenta o hiperespaço na condição de food blogger.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *