Chefe Cozinheiro do Ano

Rui Martins, do Restaurante RIB Beef & Wine, no Porto, venceu a 27ª edição do concurso Chefe Cozinheiro do Ano, o mais importante concurso de cozinha para profissionais em Portugal.

Na final, que decorreu no Portugal Agro – Feira Internacional das Regiões, da Agricultura e do Agro-alimentar, na FIL, em Lisboa, o chefe apresentou o menu completo Carapau, açorda e gaspacho, Bacalhau Salgado Seco da Noruega com todos (a terra e o mar), Jardineira de Vitela D.O.P. e O Ananás, coco e lima.

Em 2º lugar ficou Vítor Adão do Bistro 100 Maneiras, em Lisboa e em 3º Nuno Fernandes, do Talho, em Lisboa. O Prémio Helmut Ziebell foi também entregue a Rui Martins.

O júri da Final Nacional foi composto pelos chefes Nuno Mendes, Nuno Diniz, António Bóia, André Magalhães, Orlando Esteves e Alexandre Silva.

Makro parceiro oficial

“A Makro orgulha-se de ser o parceiro oficial de uma competição que se revela tão importante para a Gastronomia Portuguesa, como é o Concurso Chefe Cozinheiro do Ano. Acreditamos que apoiar este tipo de iniciativas é valorizar e destacar os profissionais e as promessas do setor em Portugal, contribuindo também para a construção dos valores da gastronomia e para a sua identificação a nível internacional”, referiu Isabel Caeiro, Responsável de Comunicação da Makro em Portugal.

“Está na tua mão” foi o mote do concurso CCA que desafia chefes de norte a sul do país e ilhas a mostrar a sua técnica e a criatividade na cozinha há 27 anos consecutivos. Dividido em três fases, o concurso iniciou-se com a fase de inscrições terminada em março, seguindo-se as três etapas para apurar os vencedores de cada região que concorreram na final nacional de 29 e 30 de outubro na Feira Portugal Agro, na FIL em Lisboa.

Os prémios8-1

O vencedor terá a oportunidade de estagiar naquele que é considerado um dos melhores restaurantes do mundo pelos 50’s Best Restaurants El Celler de Can Roca, em Girona, um cheque Makro no valor de 1.000€, uma viagem à Noruega para conhecer o processo de captura e tratamento do Bacalhau da Noruega, uma viagem a Barcelona para conhecer a fábrica da Estrella Damm e um jantar no restaurante Tickets, um ano de seguro de acidentes da LM Protection, Caixa de Experiências by Bonduelle, uma faca de desossar e de chefe Icel Anarchy e Viagem e visita à Fábrica da Rational na Alemanha.

Todos os finalistas receberão um kit Renova personalizado e um presente Tabasco. O 2º e 3º lugar receberão respectivamente, uma faca de chefe Icel Anarchy e uma faca de pão Icel Anarchy.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *