//Chanfana de Góis «veio» a Lisboa

Chanfana de Góis «veio» a Lisboa

Casa do Concelho de Góis trouxe ‘4 chanfanas’ que deliciaram uma centena de apreciadores desta especialidade tradicional do centro de Portugal.

Foi mais uma jornada de convívio entre as gentes que a vida trouxe do Pinhal Interior para a região de Lisboa. Desta vez o pretexto foi recordar os ‘sabores da terra’ representados pela chanfana confecionada por «mestres da cozinha» oriundos das quatro freguesias do concelho:  Alvares, Góis, U. F. Cadafaz e Colmeal e Vila Nova do Ceira.

O almoço, que com antecedência alcançou o limite de uma centena de inscrições, assinalou a 2ª edição da Mostra da Chanfana promovida pelo Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis, colocando em ‘concurso’ os restaurantes Fora de Horas (Alvares), Alvaro’s (Góis), Flor do Ceira (V. N. Ceira) e a União das Freguesias de Cadafaz/Colmeal.

As quatro ‘versões’ desta especialidade confecionada com carne de cabra (preferencialmente velha) em caçoilos de barro preto, foram votadas por um júri constituído por sete elementos convidados e pelos apreciadores que encheram a sala. No final, depois de contados os votos do grupo de jurados e do ‘público’, foi declarada vencedora a chanfana apresentada pelo restaurante Flor do Ceira.

Presente no evento, a presidente da Câmara Municipal de Góis, Maria de Lurdes Castanheira, sublinhou a importância da atividade da Associação na promoção do território concelhio e, manifestando a sua satisfação pelo evento, assumiu o compromisso de no próximo ano aumentar o apoio do município para que “a terceira edição possa constituir o passo em frente, que o sucesso das duas anteriores justifica”, declarou a autarca.

Recorde-se que o concelho de Góis está localizado no distrito de Coimbra, na região do Centro e sub-região do Pinhal Interior Norte. Para além da chanfana o território oferece, em termos gastronómicos, pratos como Sopa de castanhas, Bucho recheado, Cabrito assado no forno, Arroz de Sardinha, Papas de nabos com sardinha frita e Tibornada  (bacalhau com batatas a murro).

Na área dos produtos alimentares destacam-se as Bolas de Sardinha e de carne, os queijos de cabra e de ovelha, os enchidos, castanhas, mel e aguardentes e licores de mel e de medronho.

A Casa do Concelho de Góis fica na Rua de Santa Marta, 47, r/c, Dto, em Lisboa.