Cereja promove turismo no Fundão

Participar na colheita das cerejas ou apadrinhar uma cerejeira são propostas que a autarquia do Fundão quer promover.

Depois da «brancura» das cerejeiras em flor, vem a beleza das «pintinhas» vermelhas por entre o verde das folhas das cerejeiras.

“A Cereja do Fundão tornou-se uma das frutas mais reconhecidas a nível nacional e internacional, com a ligação à região de origem. O desenvolvimento de iniciativas, ligadas ao turismo e também à própria gastronomia, trouxe o reconhecimento da qualidade da nossa cereja” afirmou Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão no lançamento destes programas.

O autarca apresentou uma das atividades referindo que “o apadrinhamento de uma cerejeira, além de ter um papel educativo e de valorização da agricultura e do ambiente, é uma forma de ligar as pessoas a esta terra. Mais do que uma ação simbólica, apadrinhar uma cerejeira é assumir o compromisso de cuidar e proteger, é como a raiz que prende uma árvore à terra e a faz crescer sã e bonita”, sublinhou Paulo Fernandes.

Apadrinhar uma cerejeira tem o custo de apenas 20€/ano e pressupõe que o “padrinho” ou a “madrinha” receba uma placa identificativa que será colocada na árvore. Até a árvore dar fruto, o padrinho recebe 2kg de cerejas por ano e um voucher de 10% de desconto nos vários restaurantes e hotéis aderentes, bem como em produtos comercializados nos postos de turismo do Fundão.

De acordo com a Câmara Municipal do Fundão a cereja já representa cerca de 20 milhões de euros na economia local
“É Tempo de Cerejas” é um programa turístico desenvolvido pelo município que oferece, para além da experiência da apanha de cerejas em pleno pomar, a possibilidade de descobrir a história sobre este fruto e do seu cultivo na região.

A Festa da Cereja acontece entre os dias 9 e 12 de Junho na aldeia de Alcongosta cujas ruas, nesta altura, se enchem de animação e onde é possível descobrir o artesanato e a gastronomia locais.

Foto: pedacosdealcongosta.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *