//Casta Alvarinho ‘para’ crianças

Casta Alvarinho ‘para’ crianças

Livro assinala o dia da sub-região Monção & Melgaço, contribuindo para que os mais novos conheçam melhor e se orgulhem das suas raízes.

Numa parceria com o Agrupamento de Escolas de Monção e o Agrupamento de Escolas de Melgaço, e de forma a assinalar o dia de Monção & Melgaço (7 de junho) – uma das regiões do Vinho Verde com maior notoriedade – o Soalheiro, o Clube de Produtores e a Rita Burmester vão contar a história da casta Alvarinho aos mais novos. A primeira marca de Alvarinho de Melgaço teve a ideia de lançar um livro infantil, para ilustrar e pintar, onde conta a história da Alvarinho: uma uva património de Portugal, com origem em Monção e Melgaço, unida à economia das famílias.

Intitulada “ALVARINHO – A HISTÓRIA DE UMA UVA QUE QUERIA SER TERRITÓRIO”, a história original foi elaborada pelo Soalheiro Team e contou com a colaboração da produtora, atriz e dramaturga Rita Burmester. Os alunos, entre o 1º e o 5º ano, do Agrupamento de Escolas de Monção e entre o 1º e o 7º ano, do Agrupamento de Escolas de Melgaço, irão receber os livros, em casa.

O objetivo deste projeto é que os mais novos conheçam melhor e aprendam a respeitar este tesouro que a natureza deu à região: as condições de excelência para produzir alvarinho e ao, mesmo tempo, se tornem embaixadores orgulhosos das suas raízes.
O livro está, também, disponível online na plataforma enoturismo.soalheiro.pt para que todos os que valorizam a cultura local, os territórios, a leitura e a relação de partilha entre pais e filhos possam desfrutar desta história.

No fim de semana de 6 e 7 de junho,
o Soalheiro desafia todos os que se quiserem juntar a eles a celebrarem esta casta que os apaixona e a desfrutarem de uma proposta de Enoturismo onde será privilegiado o contacto com a natureza e os encantos do terroir de Monção e Melgaço: A origem do Alvarinho. Nesse fim de semana, em todas as visitas será, ainda, oferecido o livro agora lançado em formato papel.
Recorde-se que o dia 7 de junho, é um dia especial, pois assinala a conquista dos produtores da sub-região que viram reconhecida, através da certificação e da atribuição de um selo de garantia, dentro da Região dos Vinhos Verdes, a exclusividade, autenticidade, origem e qualidade dos Alvarinhos produzidos em Monção e Melgaço e a certificação de que a sub-região está na origem desta casta com caraterísticas distintivas.

Sobre os autores do livro

SOALHEIRO TEAM
O Soalheiro Team são todos aqueles que, diariamente, vestem a camisola e comungam com os valores da inovação, do inconformismo, da responsabilidade e da excelência, contribuindo para a evolução contínua e sólida do Soalheiro. Foi a paixão pela vinha e pelo vinho que os uniu e é o respeito pelo nosso Terroir que os realiza.
RITA BURMESTER
Rita Burmester é fundadora da Crónica Pitoresca, da qual é a Diretora Artística. Foi produtora, atriz e dramaturga na ATE de 2015 a 2020. Docente no Instituto Politécnico de Bragança desde 2018. Licenciada, desde 2007, em Teatro pela ESAP (Escola Superior Artística da Porto) colaborou como atriz com várias companhias de teatro entre elas o TEP, a Estaca Zero, Só Cenas, Vivonstage, entre outras. Já no cinema trabalhou com a Produtora Fusão, Produtora Filtro, Academia RTP e entre trabalhos pontuais como mais recentemente na curta-metragem para a London Film Academy (2017). É também formadora exercendo esse papel no Grupo Dramático e Musical Flor de Infesta desde 2002, e no Espaço T no Projeto Cercar-te desde 2016. Paralelamente, concluiu o mestrado em Ciências da Comunicação pela FLUP (Faculdade de Letras do Porto) tendo feito um estágio para a Rádio Nova durante o mestrado, atualmente é doutoranda na UA em Estudos Culturais.