//‘Carolito’ venceu concurso de ideias

‘Carolito’ venceu concurso de ideias

Projeto de dois jovens da Escola Profissional de Tondela destacaram-se entre os 16 em competição.

Na 8.ª edição do concurso de ideias de negócio – Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões, 31 alunos do ensino secundário e profissional do concelho de Tondela apresentaram 16 ideias de negócios inovadores e economicamente viáveis. O primeiro lugar foi conquistado por Catarina e Bernardo, do Curso Técnico de Cozinha-Pastelaria da Escola Profissional de Tondela, que apresentaram o ‘carolito’, um pastel de carolos de milho. O prémio para os vencedores será ‘uma experiência empreendedora em Madrid’.

A ‘Confraria Carolos e Papas’, fundada em 2007 em Canas de Santa Maria no concelho de Tondela, publicou na sua página de facebbok:

“O carolito ganhou. O primeiro lugar foi entregue a dois alunos da Escola Profissional de Tondela, que apresentaram o ‘carolito’, um pastel de carolos milho. Ideia da Confraria dos Carolos e Papas de Milho, colocada em prática pelo grande João Coimbra e apresentado pelos fantásticos alunos de uma grande casa; a Escola Profissional de Tondela. Parabéns. Continuem a contar com o nosso apoio para que esta venha a ser mais uma das boas iguarias de Tondela!”

As duas especialidades gastronómicas representadas por esta confraria, que têm em comum a utilização do milho, são:
Os ‘carolos’, que consistem em milho partido cozinhado juntamente com carnes de vinha de alhos e, no caso da especialidade de Canas de Santa Maria, “abafados com morcela de sangue”.

E as papas de milho, que são farinha cozida em água, que ganham o nome de papas laberças quando lhes são acrescentados vegetais (nabiças ou couve galega) e um fio de azeite da região.

A equipa vencedora vai representar Tondela na final Intermunicipal, que terá lugar no dia 31 de maio, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), em Viseu.

Fotos: Confraria Carlos e Papas