//Campanha promove vinhos de Palmela

Campanha promove vinhos de Palmela

Crise no setor vitivinícola provocada pela pandemia, vai contar com uma resposta do município.

O vereador do Desenvolvimento Económico do município de Palmela, Luís Calha, revelou em entrevista ao Jornal do Pinhal Novo que, face às dificuldades económicas que já se fazem sentir nas atividades produtivas tradicionais, dentro de dias será lançada uma “grande campanha de valorização do vinho de Palmela”, a que se seguirá outra “dedicada ao queijo e restantes produtos endógenos”.

Recorde-se que no território do concelho de Palmela se situa o maior número de enoprodutores da Região Vitivinícola da Península de Setúbal e é também aqui que se localizam os principais produtores de queijo, nomeadamente o famoso ‘Queijo de Azeitão DOP’.

No início do corrente mês de abril deveria ter-se realizado em Cabanas, na freguesia de Quinta do Anjo, a 26ª edição do ‘Queijo, Pão e Vinho’, um certame que recebeu no ano passado, em três dias, cerca de 14 mi pessoas que degustaram e adquiriram os produtos que dão o mote ao evento e outros apresentados por mais de meia centena de expositores presentes.

Na entrevista ao referido jornal, Luís Calha acrescentou que o município está igualmente a trabalhar em parceria com os operadores dos mercados municipais, mercearias de bairro e produtores de horto frutícolas que estão a fazer entregas ao domicílio.

Saudações ‘vitivinícolas’

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião de 8 de abril, saudações a duas adegas deste concelho integrado na Região Vitivinícola da Península de Setúbal.

– Saudação à Casa Ermelinda Freitas, pela sua excelente prestação na 22.ª edição do Concurso de Vinhos e Bebidas Espirituosas “PRODEXPO’2020”, na Rússia. A adega de Fernando Pó conquistou 3 Estrelas ProdExpo, prémio de topo, 8 Medalhas de Ouro e 5 Medalhas de Prata.

Excerto da saudação:
“A Casa Ermelinda Freitas começou 2020 da melhor maneira, ao participar, na 22.ª edição do Concurso de Vinhos e Bebidas Espirituosas – “PRODEXPO’2020”, um dos eventos mais importantes da área alimentar, na Rússia.
Neste concurso, estiveram presentes cerca de 820 amostras, oriundas de 21 países, desde Austrália aos Estados Unidos da América, passando pelas diversas regiões vitivinícolas da Europa”.

E também à Adega Camolas, pelos resultados alcançados no XVIII Concurso Internacional Bacchus 2020, realizada em março, em Espanha, ao conquistar duas Medalhas de Ouro.

Excerto da saudação:
“Realizou-se, no início do mês de março, na capital espanhola, a única competição internacional de vinhos de Espanha que, atualmente, pertence à VINOFED.
Cerca de 1.500 vinhos foram avaliados durante quatro dias, em prova cega composta por um painel de juízes profissionais de classe mundial, que combinam diversas origens com profissionalismo e experiência – jornalistas especializados, masters of sommelier, enólogos e masters of wine”.

Foto da Capa: Pisa (simbólica) das uvas nas Festas das Vindimas em Palmela