//O (bom) ‘pecado’ da Doçaria Conventual

O (bom) ‘pecado’ da Doçaria Conventual

Em pleno Mosteiro de Alcobaça, nem que seja uma vez por ano, vale a pena ‘pecar’, na Mostra Internacional de Doces & Licores.

Este ano assinala-se a XX Mostra Internacional de Doces & Licores em Alcobaça, onde a doçaria conventual, legado dos Monges e das Monjas de Cister, senhores dos antigos Coutos de Alcobaça, em cerca de oito séculos de permanência na região, deixaram na memória a dedicação à terra, à arte, à agricultura e também à doçaria conventual.

São famosas as cornucópias, o Pão-de-Ló de Alfeizerão, as trouxas-de-ovos, o licor de ginja de Alcobaça, entre muitas outras iguarias.

A Mostra decorre em pleno Mosteiro de Alcobaça, eleito pela UNESCO Património da Humanidade e uma das Sete Maravilhas de Portugal, onde se pode degustar o melhor do receituário conventual não só de Alcobaça mas, também, de outros mosteiros, conventos e pastelarias, nacionais e internacionais.

Para além do ‘festival’ doceiro, a programação desta XX edição inclui um conjunto diversificado de iniciativas, de que destacamos:

Uma História Doce/Video Maping

Para a celebração da vigésima edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais, o Mosteiro de Alcobaça irá receber um vídeo mapping monumental que irá dar vida, cor e animação ao transformar os 200 metros da sua fachada histórica num livro de receitas encantado.

Semifinais e final do jogo ‘Quem Sabe Mais sobre Alcobaça e Doçaria Conventual’?

Este jogo didático de equipas versa sobre Alcobaça e sobre a Doçaria Conventual. O desafio foi lançado pela Câmara Municipal de Alcobaça e pelo jornalista Amílcar Malhó aos alunos da EPADRC que vão responder de forma divertida a perguntas relacionadas com gastronomia, história, tradições, produtos locais, geografia da região de Alcobaça.

No dia 16 às 14h30 no Refeitório

De 15 a 18 de novembro, visite a XX Mostra Internacional de Doces & Licores em Alcobaça, no Mosteiro de Alcobaça.

Todas as novidades desta edição em: doceselicores.cm-alcobaca.pt