Bolo-rei com recheio de leitão ganha concurso de ideias

Apresentado por três alunas da Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL) projeto ganhou o Concurso Municipal de Ideias de Negócio da Mealhada.

“A nossa ideia de negócio é promover a região da Bairrada num jogo de sabores intensos entre o tradicional bolo-rei e o improvável leitão, produto endógeno da Bairrada. Apresentamos um produto de excelência nunca antes visto: o nosso delicioso bolo-rei com carne e molho de leitão” afirmaram as jovens criadoras desta nova proposta gastronómica.

O júri avaliou cada um dos vários projetos apresentados segundo cinco critérios: o grau de inovação, a exequibilidade da ideia, a qualidade da apresentação, a estruturação e maturação da ideia e impacto do projeto para a região.

Das 19 candidaturas apresentadas na categoria de ensino Secundário e Profissional, foram escolhidas 10 com ideias diversificadas que vão da gastronomia, com incidência nas 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada (água, pão, vinho e leitão), a projetos nas áreas das artes e indústria criativa ou tecnologia, com desenvolvimento de aplicações informáticas.

Foi também escolhido pelo júri um projeto do segundo ciclo, denominado «Bacer», da EB2 da Pampilhosa, que se inspira nas indústrias típicas da região nos séculos XIX e XX com o objetivo de criar utensílios cerâmicos, como por exemplo bases para copos.

O projeto vencedor do 3º ciclo, «Alquimia com sabores da Bairrada», também da EB2 da Pampilhosa assenta numa ideia que preconiza a produção e venda de kits de gastronomia molecular inspirados na cozinha regional.

Guilherme Duarte, vice-presidente da Câmara da Mealhada, abriu o concurso com palavras de incentivo aos jovens e de agradecimento a todos os envolvidos, sublinhando que, destas iniciativas, “poderão nascer ideias de negócio que possam, no futuro, influenciar positivamente a economia regional e até nacional”. Todos os participantes receberam prémios de participação do Município, nomeadamente entradas na Piscina do Luso e no Cineteatro Messias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *