Azeites e Vinhos do Alentejo em Lisboa

Os azeites e vinhos do Alentejo regressam a Lisboa já nos próximos dias 14 e 15 de Outubro, com mais de 400 vinhos e 30 azeites de um total de 85 produtores.

A prova terá lugar no Centro Cultural de Belém, e abre as portas a todos aqueles que desejem conhecer e experienciar os melhores azeites portugueses e vinhos da região alentejana.

A organização, a cargo da CVR Alentejana e da Casa do Azeite, tem como objectivo primordial estreitar a relação entre os produtores, os consumidores e os demais agentes envolvidos na produção dos azeites e vinhos certificados do Alentejo.

Francisco Mateus, Presidente da CVRA, comenta que “nesta oitava edição da Grande Prova, voltamos a apresentar produtos que são caraterísticos do nosso Alentejo. São mais de 400 vinhos e 30 azeites em prova. O programa voltará a ser muito dinâmico; para além da grande prova mediterrânica, vamos ter provas comentadas, conversas, concertos e seminários, e muitos outros momentos de ‘descoberta”. Adiantou também que “o evento insere-se na temática ‘mediterrânica’, não só pela componente saudável da sua dieta, mas também porque o vinho e o azeite são contributos inegáveis e essenciais para a composição dos sabores mediterrânicos”.

Provas Comentadas

Na sexta-feira (14 de Outubro), Aníbal Coutinho dará início às provas comentadas. A primeira, agendada para as 18h00, sobre “Diversidade de castas e estilos no Alentejo”, seguindo-se às 19h30 o tema “Viagem ao Alentejo”.

No segundo dia da Grande Prova (15 de Outubro), será Rui Falcão quem dará início às provas comentadas, com uma prova dedicada ao tema do “Grandes Vinhos do Alentejo”. Este orador irá também dar a seguinte prova comentada – “Alentejo: dos vinhos de Talha ao novo Mundo”-, marcada para as 18h30.

Seminários

No dia 14 de Outubro (sexta-feira), a partir das 16h30, os visitantes terão a oportunidade de participar no seminário “Aromas Misteriosos – Descubra-os e veja se é um bom provador” que será dado pelo Diretor da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, Luís Pedro Amorim.
Já no segundo dia (15 de Outubro), também às 16h30, será possível ingressar num “Mini Curso de Iniciação à Prova de Azeites” será dado por Teresa Zacarias, da Casa do Azeite.

Concerto

Como já é tradição, a Grande Prova contará com muita animação e música ao vivo. Entre as atuações, inclui-se “The Black Mamba”, a fecharem esta edição no dia 15 de Outubro às 20h00.

www.vinhosdoalentejo.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *