//As vindimas ‘urbanas’

As vindimas ‘urbanas’

Acontecem anualmente na vinha do único município produtor de vinho em Portugal e as uvas destinam-se ao fantástico Carcavelos ‘Villa Oeiras’.

Já começa a caminhar para tradição a anual festa das vindimas no Casal das Manteigas, nos terrenos da ex-Estação Agronómica em Oeiras, este ano integrado na celebração dos 110 Anos da Região Demarcada de Carcavelos.

E é, de facto, em ambiente de festa que os participantes esgotaram o limite de inscrições para marcar presença numa vinha de onde, com facilidade, se avistam urbanizações. Mas a ‘urbanidade’ em nada afeta a qualidade do vinho proveniente das uvas ali colhidas. Parece que antes pelo contrário, a avaliar pelos prémios obtidos.

No almoço que ‘fechou’ o evento do passado dia 25 de setembro, José Arruda, Secretário-Geral da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, fez a entrega dos diplomas atribuídos no Concurso Enológico ‘La Selezione del Sindaco’. Este concurso, organizado pela associação italiana de cidades do vinho Città del Vino, com o patrocínio da OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho), premiou o vinho generoso produzido pelo município de Oeiras ‘Villa Oeiras’ com duas medalhas de ouro e uma de prata.
O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, ao receber as distinções recordou a sua aposta – em mandatos anteriores –  na ‘recuperação’ da vinha e na construção das instalações para produção deste vinho generoso (fortificado) produzido com castas Arinto, Galego Dourado e Ratinho.

Refira-se ainda que o vinho de carcavelos

‘Villa Oeiras’ tem vindo consecutivamente a receber prémios nacionais e internacionais de que são exemplo:
Medalha de Prata do Concurso Selezione del Sindaco ao Villa Oeiras Blend 15 Anos Superior, Medalha de Ouro do Concurso Selezione del Sindaco ao Villa Oeiras Colheita 2004 e Medalha de Ouro do Concurso Selezione del Sindaco ao Villa Oeiras Blend 7 Anos.

Prémio Prestígio da Revista Paixão pelo Vinho ao Villa Oeiras Colheita 2004, Medalha Grande Ouro do ViniPortugal/Concurso Vinhos de Portugal ao Villa Oeiras Colheita 2004, Medalha de Prata do Concurso Mundial de Bruxelas ao Villa Oeiras Blend 15 Anos Superior,