//As mulheres no restaurante

As mulheres no restaurante

A gastronomia favorita, os critérios de escolha e a melhor companhia são alguns dos fatores analisados.

A propósito do Dia da Mulher, assinalado no passado dia 8 de março, a plataforma TheFork realizou um estudo sobre o comportamento das mulheres nos restaurantes.

A pesquisa, realizada em março de 2020 com utilizadores portugueses do TheFork, procurou respostas para questões como: qual a gastronomia preferida, os critérios de escolha e a melhor companhia?

Preferência por refeições ligeiras

Nos resultados a que o TheFork chegou, conclui-se que 24% das mulheres apreciam restaurantes que oferecem opções mais leves, enquanto do lado dos homens apenas 18% tem essa preferência. Mas se as refeições mais leves são a escolha número um das mulheres, logo a seguir vem a gastronomia tradicional (22%) e as especialidades de carne (17%).

Já na escolha entre as opções de carne e peixe, o sexo feminino está mais dividido: 17% prefere um restaurante de carne, enquanto 16% prefere ementas de peixe ou frutos do mar.

Quando a questão se coloca na escolha entre doces ou salgados, talvez a preocupação com ‘a linha’ tenha influenciado os resultados que concluíram que 64% opta pelos sabores salgados, enquanto as preferências para os doces contam com 36% das entrevistadas.

Ambiente e orçamento

Em Portugal, os três critérios mais importantes para as mulheres na escolha de um restaurante são o ambiente (4.5 / 5), as críticas (4.4 / 5) e a localização (4.2). Já no lado dos homens o critério mais relevante são as avaliações (4.3 / 5). Concluiu-se também que 42% das mulheres estão dispostas a gastar entre 15 e 20€ num restaurante, revelando que são elas quem mais se preocupa com o orçamento.

Elas preferem desfrutar de um restaurante à sexta-feira (28%), em vez de ao sábado (25%) ou ao domingo (18%) e para fazer reservas 91% das mulheres optam por utilizar os seus telemóveis. Na plataforma do TheFork, é possível efetuar reservas através do website ou da aplicação.

Experiências em casal são as mais procuradas

A plataforma concluiu ainda que 37% das mulheres elege o seu parceiro como a companhia ideal num restaurante e logo a seguir são os amigos (33%) e depois a família (25%). Por outro lado, as idas a restaurantes com colegas são as menos populares (5%). As mulheres reservam um restaurante com antecedência para encontros românticos a dois (40%), para um aniversário (38%) ou um brunch (13%).

No TheFork é possível descobrir e reservar facilmente mais de 80.000 restaurantes na Europa, na América Latina e na Austrália Em Portugal, a aplicação reúne atualmente mais de 2.700 restaurantes, dos quais, mais de 700 com descontos de 30%, 40% e 50% durante todo o ano.

Foto: pxhere