«Vamos às favas» a Ourém

O I Festival Gastronómico Oureense – Vamos às Favas a Ourém, decorrerá entre 7 e 29 de maio nos restaurantes aderentes que apresentarão propostas, tradicionais ou inovadoras, em torno deste legume tradicional na culinária da região.

Migas de fava, pastel de fava, favas guisadas à moda do Pico (Açores), favas com entrecosto, creme de favas, tarte doce de fava, puré de fava, são alguns exemplos da variedade que será apresentada pelos estabelecimentos aderentes.
Para além dos restaurantes, aderiram a esta iniciativa duas coletividades que vão levar a cabo dois eventos onde a fava é rainha: no dia 15 de maio, pelas 12h30, a Fundação Dr. Agostinho Albano de Almeida, realiza um almoço, no Salão Paroquial de Vale Travesso e no dia 22 de maio, a Casa do Benfica organiza um almoço, pelas 13h00, no Pavilhão do Centro Cultural e Recreativo do Caneiro.

E é fazendo jus ao dit9ado popular “Favas: maio as deu, maio as levou” que o Município de Ourém, a OurémViva, a Escola de Hotelaria de Fátima, a ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima e a Vitiourém, levam a cabo, durante o mês de maio, o Festival Gastronómico “Vamos às Favas a Ourém”. De 07 a 29 de maio, esta apreciada iguaria da família das leguminosas (este ano assinala-se o Ano Internacional das Leguminosas) será o ingrediente principal servido em dez restaurantes que decidiram aderir a esta iniciativa inédita no concelho.

A inauguração do Festival Gastronómico “Vamos às Favas a Ourém” terá lugar na Galeria Municipal de Ourém, no próximo sábado, dia 07 de maio, pelas 18h00, um momento onde a degustação de iguarias relacionadas com fava será uma certeza.

Estabelecimentos aderentes

Atouguia
Restaurante Chico Stº Amaro

Gondemaria
Restaurante Pirilampo

Fátima
Escola de Hotelaria de Fátima
Restaurante Divine Fátima
Restaurante Stª Rita
Restaurante Trevo III

Ourém
Padaria e Pastelaria Alfa

Urqueira
Taberna Zé Cristino

Vila Medieval de Ourém
Pousada de Ourém
Ucharia do Conde

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *