Arigato lança livro ’10 anos de sushi em Portugal’

Obra propõe viagem que desvenda as origens, sabores e curiosidades desta iguaria japonesa que faz as delícias de miúdos e graúdos.

O livro Arigato, 10 anos de Sushi em Portugal, que assinala o 10º aniversário deste restaurante em terras lusas, estava há muito a ser cozinhada por João Banazol, um dos sócios do Arigato, e agora ganha vida pela mão da autora, Cristina Cordeiro.

O projeto editorial começa por explorar as origens do Sushi, enquadradas na história e cultura japonesa, e acompanha a sua viagem e crescimento em Portugal, onde rapidamente conquistou o paladar de vários apreciadores. Desde o papel da religião, ao sushi moderno e a sua globalização, são várias as temáticas abordadas que desconstroem o sushi nas suas diversas dimensões.

Através da contextualização histórica do sushi em Portugal, chegamos à história do Arigato, criado em 2017, inicialmente com o nome de Origami. Ao folhear o livro, é possível acompanhar o percurso dos sócios, para tornar o Arigato num restaurante de referência, tendo como principal premissa a democratização do acesso a sushi de qualidade.

Além de desvendar quais os desafios iniciais e como é que se continua a apostar na inovação e diferenciação, são apresentadas várias curiosidades, entre as quais a origem e percentagem do peixe utilizado, bem como as caras que dão vida à equipa Arigato.

A pensar nos verdadeiros apaixonados por sushi, no livro poderão ainda encontrar uma verdadeira Masterclass, da responsabilidade do chef e sócio do Arigato, Henrique Macedo, que responde a questões como “em que base assenta a cozinha japonesa? Como se faz sushi?”. Desde a explicação das facas utilizada até à técnica de corte, é possível aprender vários truques e dicas para brilhar na cozinha de sua casa.

Para tornar o projeto ainda mais rico, vários chefs foram desafiados a partilhar receitas originais para experimentar e saborear. Entre os convidados estão nomes como a chef Justa Nobre, o chef Paulo Morais, o chef Alex Bernardo e o chef Yoshio Chimoto.

O livro termina com uma entrevista ao Embaixador Hiroshi Azuma que explora, não só, a temática do sushi, mas também o ponto das relações Portugal-Japão. Os laços histórico-culturais que ligam os dois países remontam ao século XVI, num percurso marcado por momentos de luz e de sombra.

O livro está disponível para venda no Arigato SushiHouse no Parque das Nações e no Arigato SushiArena no Campo Pequeno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *